• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Papa Francisco afasta do seu núcleo duro dois cardeais envolvidos em escândalo de pedofilia
Outros Mundos

Papa Francisco afasta do seu núcleo duro dois cardeais envolvidos em escândalo de pedofilia

O australiano George Pell (Foto) e o chileno Javier Errázuriz, ambos acusados de encobrir abusos sexuais nos seus países, já não fazem parte do grupo dos conselheiros mais próximos do Papa Francisco.

O Papa Francisco afastou do conselho de cardeais conhecido como C9 (o núcleo duro dos conselheiros mais próximos do líder da Igreja Católica) três cardeais, incluindo o australiano George Pell e o chileno Javier Errázuriz, ambos envolvidos em escândalos de encobrimento de abusos sexuais nos seus países de origem.

A informação foi dada esta quarta-feira pelo porta-voz do Vaticano, Greg Burke, numa conferência de imprensa depois da reunião daquele conselho, que durou os últimos três dias. Neste encontro já não estiveram presentes os três cardeais agora afastados.

“De acordo com o pedido expresso pelos cardeais no final do 26.º encontro do Conselho dos Cardeais relativo a uma reflexão sobre o trabalho, estrutura e composição do próprio Conselho, e também tendo em conta a idade avançada de alguns dos seus membros, o Santo Padre Francisco escreveu a sua eminência o cardeal George Pell, sua eminência o cardeal Javier Errázuris e sua eminência o cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, a agradecer-lhe pelo trabalho que fizeram nestes cinco anos. Dada a fase em que se encontra o trabalho do Conselho, não está prevista a nomeação de novos membros neste momento”, explicou Greg Burke.

Recorde-se que George Pell, o ministro da Economia do Vaticano, se encontra fora das suas funções desde o ano passado e regressou à Austrália, de onde é natural, para responder em tribunal sobre acusações de agressão sexual e de encobrimento de abuso sexual de menores praticados por membros do clero da sua diocese.

Já o cardeal Javier Errázuris, antigo arcebispo de Santiago do Chile, tem sido acusado de desvalorizar denúncias de abusos sexuais e de não ter investigado casos alegadamente ocorridos na sua diocese — acusações que têm ganhado força numa altura em que as investigações aos abusos sexuais por parte de padres católicos no Chile já levaram todos os bispos chilenos a colocarem os seus lugares à disposição do Papa. Sete já foram demitidos.

O cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo emérito de Kinshasa, no Congo, não esteve envolvido em nenhum caso relacionado com abusos sexuais e a sua saída do núcleo duro do Papa estará exclusivamente relacionada com a idade, uma vez que o cardeal já tem 79 anos.

Sem a nomeação de novos membros, o Conselho dos Cardeais passa agora a ser constituído apenas por seis elementos. A composição do C9, que até agora tinha pelo menos dois cardeais envolvidos em escândalos relacionados com abusos sexuais e que foram diretamente escolhidos pelo Papa Francisco para seus conselheiros, tem sido um dos principais argumentos dos opositores ao líder da Igreja Católica.

Com Observador

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação