• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Governo vai aplicar 1,1 milhões de contos no fomento da produção agrícola e pecuária
Economia

Governo vai aplicar 1,1 milhões de contos no fomento da produção agrícola e pecuária

O Governo mobilizou junto do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) cerca de 1,1 milhões de contos que vai aplicar no fomento da produção agrícola e pecuária, no âmbito da implementação de programas de emergência e projectos estruturantes.

De acordo com informações avançadas no Boletim Oficial nº50, I Série de 4 de Junho, o valor vai ser utilizado para se aplicar, “com maior celeridade possível”, na produção e gestão de sementes adaptadas de qualidade, estímulo à instalação de sistemas de culturas protegidas, rega gota-a-gota e infra-estruturas hidráulicas para rega.

Ainda de acordo com o Boletim Oficial, a aplicação da verba inclui os incentivos à modernização da pecuária, operacionalização da empresa de logísticas agrícolas e revitalização da cultura de bananeiras, através da divulgação de novas plantas, fertilização de solos e instalação de pequenas dessalinizadoras para o tratamento da água salinizada utilizada na irrigação.

A presente resolução autoriza ainda a realização de despesas para aquisição e instalação, mediante procedimento de ajuste direto, de oito pequenas dessalinizadoras destinadas ao tratamento da água salinizada utilizada na irrigação de bananais, no montante de 82 milhões de escudos.

O sistema de produção e gestão de sementes adaptadas de qualidade, as subvenções para a instalação de estufas como estímulo às culturas protegidas e também dos sistemas de rega gota-a-gota serão aprovados pelo Governo, através de uma resolução própria, de acordo com a mesma fonte.

A presente resolução entrou hoje em vigor.

Partilhe esta notícia