A selecção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina defronta hoje a tarde a equipa nacional de Uganda, na Líbia, em jogo do Grupo B da terceira e última janela de qualificação ao Afrobasket’2025, em busca do apuramento directo.
Quarta classificada no último Afrobasket realizado no Ruanda, em 2021, e cabeça-de-série do Grupo B de qualificação para a maior prova de basquetebol africana, a selecção de Cabo Verde, segundo o seleccionador Emanuel Trovoada, quer entrar forte nesta que vai ser a última cartada e qualificação para Angola’2025.
De acordo com o regulamento da FIBA-África, basta ao combinado crioulo obter uma única vitória ou esperar pelo triunfo da Líbia diante da Nigéria para selar o apuramento para o Afrobasket’2025.
Portanto, em caso do triunfo esta quinta-feira diante da sua congénere da Uganda, o combinado crioulo apura-se automaticamente para a fase final da maior prova continental da modalidade.
Nos históricos de confrontos directos, Cabo Verde leva uma vantagem de 3-2, sobre Uganda nos cinco jogos disputados entre 2020 e 2024, registados pela FIBA-África, com a particularidade de os convocados de "Mané" vencerem os dois últimos jogos por 78-73 e 87-78, em 2022 e 2024, respectivamente.
O jogo Uganda - Cabo Verde realiza-se às 14:30 locais (15:30 em Cabo Verde) no Grand Hall, Líbia.
Jogos do dia: Quénia -Tunísia, Ruanda - Senegal, Madagáscar - Costa do Marfim, Uganda - Cabo Verde, Mali - Congo, Líbia-Nigéria e Marrocos - África do Sul
Comentários