A importância da espiritualidade em tempos de crise
Colunista

A importância da espiritualidade em tempos de crise

Infelizmente muitas pessoas negam a importância da dimensão espiritual no campo geral e específico. Cientificamente temos argumentos a favor da importância de uma base espiritual equilibrada. Teologicamente a máxima é que a espiritualidade é o cerne essencial para uma relação com a transcendência e com a própria esfera metafisica ou supracientífica.

Com certeza, a base espiritual é a das principais da existência humana. A nossa compreensão interpretativa dos fenômenos sociais, biológicos, suprafísicos e dentre outros campos representa áreas de reflexão mais profundas e assertivas.

A retórica compreensiva será bem diferente e equilibrada com a presença de uma base espiritual saudável. Está claro, que a espiritualidade não tem a ver com o campo do absurdo, da extravagância religiosa e nem dos extremos antiteológicos.

A alta espiritualidade se reflete ao nível da compreensão saudável, equilíbrio e respostas adequadas. O psiquismo com uma base espiritual saudável processa em dimensões menos extravagantes e menos neuróticas.

Com a base espiritual saudável as tensões psíquicas são bem mais leves, com efeitos menos devastadores, gerando nexos construtivos e autênticos. Vale a pena o anelar uma base espiritual saudável. O carinho para o progresso pessoal e em outras áreas afins, comporta-se essencialmente na busca de uma sincera espiritualidade. A narrativa dos factos será bem mais assertiva quando existe a presença de uma boa base espiritual.

A nossa espiritualidade não deve renascer em tempos de crise, ela deve florescer em tempos de bonança. Quando vier as crises ela assumirá a sua função protetora, robusta e pujante. Assumirá a sua função profilática. Ganhará contornos profundos do campo da superação e em todas as conjunturas e narrativas inerentes.

Os grandes embates da vida, os contornos existenciais, e todas as problemáticas humanas, serão confrontadas de uma forma pacífica, inteligente e resiliente. Quando possuímos em nossa essência uma equilibrada dose espiritual, nosso comportamento, imunidade psíquica e espiritual serão bem mais eficientes.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Lino Magno

Teólogo, pastor, cronista e colunista de Santiago Magazine

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.