Seminarista cabo-verdiano vence Prémio Paulus 2018 de reflexão teológico-cristã
Sociedade

Seminarista cabo-verdiano vence Prémio Paulus 2018 de reflexão teológico-cristã

A tese de mestrado "Paternidade humana reflexo da paternidade divina; antropologia e ética. Ensaio no encalço da observação do papa Francisco na 'Amoris Laetitia'", defendida por José dos Santos Tavares Cabral, venceu o Prémio Paulus 2018, foi hoje divulgado.

O Prémio Paulus de Edição foi instituído em 2014 pela Paulus Editora, e tem como objetivo promover a reflexão teológico-cristã, incentivar os estudantes no trabalho de investigação e incentivar novos autores.

A tese de José Tavares Cabral, que vai ser agora publicada, foi defendida na Universidade Católica, em Lisboa, orientada pelo professor Jerónimo Trigo, e, na sua introdução, o autor cita o papa Francisco que, na Exortação Apostólica "Amoris laetitia", defende que "o problema nos nossos dias não parece ser tanto a presença invasiva dos pais, mas, ao contrário, a sua ausência, o seu afastamento".

José Cabral escreve, na dissertação, que "esta questão da ausência da figura simbólica do pai na família pareceu-nos sumamente importante".

O autor aponta duas razões: "Por um lado, perceber que o enfraquecimento desta figura desestabiliza a família e a sociedade, desestrutura os filhos, tirando-lhes o rumo, a segurança e a vontade de assumir um projeto de vida e, por outro, perceber que numa sociedade na qual o homem já não sente a beleza, a grandeza e o conforto profundo contidos na palavra pai, também estará em causa aquilo que é o fundamento e o horizonte último da fé cristã: a contemplação do Pai celeste".

Tavares Cabral cita, a este propósito, as palavras do apóstolo Filipe dirigidas a Jesus Cristo, "mostra-nos o Pai, e isso nos basta", conforme se lê no Evangelho Segundo S. João.

José dos Santos Tavares Cabral nasceu há 25 anos, em Lagoa, na ilha de Santiago, em Cabo Verde. Aos 14 anos entrou para o Seminário Menor de São José, na Cidade da Praia, onde completou o ensino secundário. Em setembro de 2011, veio para Portugal para prosseguir os seus estudos para se tornar sacerdote. Estudou nos seminários do Patriarcado de Lisboa e, em julho último, completou o Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa.

Atualmente faz estágio pastoral na paróquia de São Salvador do Mundo, no concelho de Picos, na ilha cabo-verdiana de Santiago.

Com Lusa

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.