Maioria dos cabo-verdianos acha que Governo agiu mal no caso Alex Saab
Sociedade

Maioria dos cabo-verdianos acha que Governo agiu mal no caso Alex Saab

Uma pesquisa que vem sendo partilhada nas redes socias revela que a maioria dos cabo-verdianos desaprova a detenção e eventual extradição de Alex Saab para os EUA.


Cerca de 63,5 por cento dos cidadãos cabo-verdianos consideram que o Governo agiu mal ao ter mandado deter e ao aceitar o pedido de extradição, feito pelos Estados Unidos, de Alex Saab, alegado testa-de-ferro do presidente da Venezuela, preso desde o passado dia 12 de Junho na ilha do Sal, durante uma escala do seu avião rumo ao Irão.

Em contrapartida, apenas 21,1 por cento aprova a actuação das autoridades cabo-verdiianas, num universo de cerca de 1.200 indivíduos nos principais centros populacionais do país.

Da mesma forma, mas com um nível de rejeição ainda mais acentuado, 82,5 por centro dos cabo-verdianos representados na amostra consideram errada a decisão tomada, nomeadamente pelo Tribunal da Relação de Barlavento, de não colocar Alex Saab em prisão domiciliária por motivos humanitários e de saúde. Neste quesito, os inquiridos que aceitam como boa a manutenção do regime carcerário do empresário é de apenas 4,5 por cento.

Em termos de conhecimento do caso, pela população cabo-verdiana, a opinião pública afirma estar bem informada sobre o mesmo, sendo que 68,2 por cento do universo dos inquiridos (51,4 por cento feminino e 48,6 por cento masculino) garante ser detentor de informações pertinentes sobre o mesmo.

Outro dado que ressalta da pesquisa é que 44 por cento dos entrevistados considera que o Governo de Cabo Verde não devia ter-se envolvido no caso Alex Saab, enquanto as opiniões sobre a extradição encontram-se divididas, com 20,9 por cento a considerar que Cabo Verde faz bem em atender às pretensões dos Estados Unidos, contra 19,7 com posição contrária.

O inquérito, segundo informação partilhada no facebook, foi realizado entre os dias 8, 9, 10 e 11 de Janeiro e apresenta uma margem de erro de 2,5 por cento.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Katrina Txakota, 20 de Jan de 2021

      MOISÉS II


      Erro Crasso
      Falha Hercúlia.

      Pronto.

      Clarinete.
      Cesário verde.

      Paleio.
      Publicidade enganosa, perigosa.

      Sondagem...

      Em casa tenho um cão.
      Conversamos sem confusão.

      Deixem o Sr. Saab em paz!
      Libertem-no hoje mesmo!
      Ele é Moisés II,
      Um Enviado Especial de Deus!

      VIVA O SOCIALISMO!!!

      Responder


    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.