O Sindicato Nacional, Democrático dos Trabalhadores da Administração Pública (SINDETAP) apresentou um pré-aviso de greve dos Funcionários da Direcção Geral das Alfândegas (DGA). A greve está programada para iniciar às 08h00 do dia 10 de Julho e terminar às 17h00 do dia 17 de Julho de 2023.
O objectivo da greve, marcada após negociações falhadas com a Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE), é buscar a resolução de diversas demandas pendentes levantadas pela Classe dos Aduaneiros de Cabo Verde.
Entre as reivindicações destacam-se, conforme um comunicado do sindicato ao qual este on-line teve hoje acesso, a adopção do modelo de distribuição de Remunerações Acessórias já existente na DGA, a resolução do enquadramento profissional de 80% dos funcionários que foram prejudicados com a aprovação dos Estatutos dos Técnicos de Receitas do Estado, a regularização da situação dos contratados e o enquadramento profissional dos funcionários do Quadro Comum.
Durante o período da greve, o SINDETAP planeja organizar manifestações pacíficas em frente à sede da DNRE, do Ministério das Finanças e em todas as instâncias aduaneiras do país.
Comentários