Última hora. Tribunal Constitucional manda suspender eleições no PAICV
Política

Última hora. Tribunal Constitucional manda suspender eleições no PAICV

O Tribunal Constitucional decidiu suspender a deliberação do Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV, que admitiu a candidatura de Francisco Carvalho, e assim suspendeu a realização das eleições internas agendadas oara o próximo domingo, 30.

Segundo o Acórdão, emitido esta sexta-feira, 28, e cujo relator é o juiz-conselheiro José Pina Delgado, a data das eleições para a escolha do próximo presidente do PAICV, poderá ser remarcada pelos órgãos do partido só para depois de “decidida a questão de fundo referente à elegibilidade do militante Francisco Carvalho por esta Corte”.

O TC permite, portanto, aos órgãos competentes do PAICV que "remarquem, em querendo, as eleições para outra data, desde que considerem os prazos que o Tribunal Constitucional tem para promover a instruçáo do processo, garantir o contraditório e decidir a questão de fundo”

Em actualização

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Nascimento, 29 de Mar de 2025

    Fico aguardando para votar no Dr. Francisco Carvalho. Apoiado para liderar a CMP não pode liderar o partido? Alguma coisa está errada no nosso partido que o apoiou.

    Responder


  • Manuel graciano moreno rocha, 29 de Mar de 2025

    Pois, realmente é triste toda esta infâmia que se está a criar à volta da candidatura do Dr. Francisco Carvalho, um politico mto capaz.
    A meu ver, são atos desnecessários e lesivos ao próprio partido, PAICV.
    No entanto, devemos aguardar com cerenidade pela decisão do TC, na esperança de que, doravante, serão criadas todas a condições necessárias, para que as nossas eleições internas se ocorram no mais curto espaço de tempo possível.

    Responder


  • Daniel Carvalho, 29 de Mar de 2025

    Não sei é que convenceu o PAICV de que as legislativas de 2926 já estão no papo. Provado está é que, por mais unido que o PAICV estiver, o MPD unido é mais forte. Tenha-se calma.

    Responder


  • Casimiro centeio, 28 de Mar de 2025

    O problema mais grave ( em Cabo verde e no Mundo em geral ) é que quando, o poder fala, ninguém liga para a gramática ! Não há consciência e nem razão, não há, portanto, entendimento. Todos, senão a maioria, correm atrás do dinheiro que jorra do poder !
    O que está acontecendo dentro do PAICV, é a primeira vez, e fica suscetívelmente dividido ... não se sabe para quanto tempo.

    • Casimiro centeio, 28 de Mar de 2025

      Então MAQUIAVEL está certo quando diz " um povo cujas instituições públicas, privadas, partidos políticos e a sociedade em geral, estão, em boa parte, corrompidos , não tem futuro, só o passado " !
      Quem está deitando achas na fogueira, são, em grande parte, os próprios militantes do PAICV , coadjuvados por influência externa.Por pessoas que nem podem votar... Têm algum interesse nisso ?
    • Casimiro centeio, 28 de Mar de 2025

      Quando me refiro " o poder fala" , estou dizendo " a ganância pelo poder" . A raiz principal da maioria dos males mundiais que arrastam o Mundo para miséria de toda a ordem.
      Esperemos que os males que afetam o PAICV passem brevemente !

    Responder


  • Zé P., 28 de Mar de 2025

    Objetivo de candidatura adversária provavelmente é cumpra mas tempo pamodi stas ma ku mas tempo es ta consegue vira jogo pa ses lado (ou pelo menos aperta kusas pa ten um segunda volta). Mas é triste pes tchiga ao ponto di kre da truque na secretaria pes tenta ganha Francisco Carvalho, democracia é legitimidade atribuída pela "demos" ou seja pelo povo, tentar driblar esse processo de legitimação pelo povo do partido é tentar atentar contra a democracia.

    • Zé P., 28 de Mar de 2025

      É um grande mancha ki ta fica na partido nes momento, mas mesmo assim nta odja Francisco Carvalho ta supera es mancha, e provem união de partido ku tudo kes ki teni disponibilidade em prol de batalha pa 2026.

      Por tudo isso, por um alguém que ka ten um discurso pa frente e ta ataca pelas costas, pa um pessoa que kre pui partido na rota da vitória novamente, o voto será no Francisco Carvalho e num PAICV para Todos, não só para os abençoados, e um Cabo Verde verdadeiramente para Todos.
    • João Albuquerque, 28 de Mar de 2025

      Espero que o PAICV com essas coisas não venha permitir a renovação do MPD no poder, esse tipo de coisas no momento em que o MPD aparenta querer usar toda a sua máquina política para a manutenção do poder, não abonam nem um pouco o PAICV. Pelo menos está claro que é o próprio PAICV que ataca a si mesmo, como se tivesse um câncer interno que ataca o próprio corpo.

    Responder


  • Manuel J.Pires, 28 de Mar de 2025

    O PAICV, depois das Autarquicas, tornou-se bastante apeticivel,para a ascenção ao poder por alguns.
    Só que essa guerra fraticida no seu seio despoletada com estas eleições, e ambições, irá "escatchar" e fragmentar o Partid, tornando-o frágil e pondo em risco as próximas eleições em 2026.
    Quem se irá disponibilizar para chamar a razão esses quatro(04) concorrentes a sua liderança, antes que seja demasiado tarde?
    Quem?

    • Zé P., 28 de Mar de 2025

      É preciso enquadrar bem no espaço e no tempo quem esteve em volta do que aconteceu com a associação nacional dos municípios e agora com esta situação. A raíz do problema é muito bem enquadrada e todos veem de onde surge.

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.