• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Rosana Almeida demitida do cargo de Presidente do ICIEG (em atualização)
Política

Rosana Almeida demitida do cargo de Presidente do ICIEG (em atualização)

A presidente do Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Rosana Almeida, terá sido convidada a deixar o cargo, conforme confidenciou ao Santiago Magazine fonte próxima do governo.

Segundo a fonte deste diário digital, o motivo dessa hipotética demissão prende-se com o facto de Rosana Almeida ter manifestado publicamente o seu descontentamento em relação a um vídeo que coloca a sua imagem nos bastidores da campanha presidencial de Carlos Veiga, apoiado pelo MpD, e pelo governo.

O vídeo em questão aparece na página “O Lembrador” na rede social Facebook. Nele, o apresentador, com uma postura engraçada, tenta desconstruir discursos do também candidato a Presidente, José Maria Neves, feitos em diferentes momentos, abordando as afinidades do Presidente e o Governo.

Num primeiro momento, mostra-se uma declaração pública de José Maria Neves a defender que não se deve pôr os ovos no mesmo saco e que o Presidente da República deverá estar de um lado diferente do Governo para poder ajuizar, sem o risco de ser influenciado pelo poder executivo.

Já num segundo momento, o vídeo traz um extrato de uma peça do Telejornal da Televisão de Cabo Verde, onde aparece Rosana Almeida, que na altura era pivô, a anunciar a informação. Nela já José Maria Neves estaria a defender que o Presidente deveria estar do mesmo lado político que o Governo.

Mas, Rosana Almeida, não gostou e pediu, no comentário do mesmo vídeo, o posicionamento das entidades responsáveis.

“Estou estupefacta com a utilização da minha imagem neste post com tons eleitoralistas. Não autorizei e nem autorizo por considerar abusiva o recurso à minha imagem tirada do telejornal da Televisão de Cabo Verde seja para que candidatura for. Espero posicionamento da #ARC e do Instituto de Proteção de Dados #IPD”, comentou.

Recorde-se que Rosa Almeida, jornalista de profissão, vem exercendo as funções de presidente do ICIEG, desde que MpD subiu ao poder em 2016.

Santiago Magazine procurou entrar em contacto com a visada, mas sem sucesso. Promete,  no entanto, seguir o caso para trazer aos seus leitores todas as informações consideradas úteis para o esclarecimento público.

 

 

Partilhe esta notícia