O Tribunal Constitucional divulgou esta quinta-feira, 19, a ordem dos oito candidatos às eleições presidenciais nos boletins de voto, resultado de um sorteio realizado na sede da instituição na presença dos respectivos mandatários.
Em primeiro lugar ficou a candidatura de Gilson Alves, em segundo lugar de Hélio Sanches, em terceiro lugar o candidato Joaquim Jaime Monteiro, em quarto lugar Carlos Veiga, seguido de Péricles Tavares.
Fernando Rocha Delgado ficou em sexto lugar, seguido de Casimiro de Pina e José Maria Neves, que ficou colocado no oitavo lugar e último da lista no boletim de voto.
Segundo o secretário judicial do Tribunal Constitucional, João Borges, trata-se, entretanto, de um sorteio provisório já que o Tribunal Constitucional tem até segunda-feira, 23, para verificar se as candidaturas estão todas válidas.
De acordo com o calendário eleitoral, em caso de alguma irregularidade os mandatários serão notificados imediatamente para efeito de suprimentos das mesmas.
Após a decisão relativa à admissão das candidaturas, que deve acontecer no dia 23 de Agosto, as candidaturas têm 24 horas para apresentação de recurso ao plenário do Tribunal Constitucional.
Em caso da não aceitação de alguma candidatura será realizado um novo sorteio, conforme adiantou o secretário judicial.
As eleições presidenciais estão marcadas para o dia 17 de Outubro e a campanha eleitoral deve arrancar no dia 30 de Setembro.
Oito candidatos perfilam na corrida ao cargo de Presidente da República, actualmente desempenhado por Jorge Carlos Fonseca que vai deixar a função depois de cumprir dois mandatos.
Comentários