• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV insta Governo a cumprir a tempo com a instalação efectiva da Universidade Técnica do Atlântico
Política

PAICV insta Governo a cumprir a tempo com a instalação efectiva da Universidade Técnica do Atlântico

O PAICV exigiu hoje ao Governo para cumprir com os compromissos assumidos para a instalação da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e respeitar os direitos adquiridos do pessoal docente e não docente da referida instituição.

A exigência do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) foi feita pela deputada nacional, Carla Carvalho, em conferência de imprensa, para se pronunciar sobre situações anômalas que têm vindo a acontecer na Universidade Técnica do Atlântico (UTA).

 “As promessas feitas por este Governo aquando da retaliação da Uni-CV e a criação da UTA ainda não foram cumpridas, tanto é que há poucos dias quase a totalidade dos professores e funcionários da UTA entraram em greve exigindo cumprimento da efectiva instalação da Universidade Técnica do Atlântica”, asseverou, apontando que é preciso se proceder com a instalação do Conselho Geral e Científico Pedagógico assim como o funcionamento efectivo do Conselho de Gestão.

Para o PAICV, salientou, o Governo “não pode continuar em silêncio” em relação à reivindicação do pessoal docente e não docente da UTA, apelando neste sentido ao cumprimento dos compromissos para que a referida instituição possa contribuir no desenvolvimento da região norte do País.

“Por isso, pedimos ao Governo para cumprir os compromissos feitos, para respeitar todos os direitos adquiridos, tanto do pessoal docente como do pessoal não docente, mas também para exigir a reitoria no caso, o cumprimento dos estatutos da UTA”, reforçou, referindo que são notórios as dificuldades e os desafios do sistema do ensino superior em Cabo Verde.

Carla Carvalho frisou ainda que a não resolução dos compromissos e a forma como a universidade está a funcionar sem a instalação efectiva impede a mesma de ter uma gestão transparente e de qualidade.

A deputada nacional defendeu, por outro lado, a necessidade de se efectuar a lista de transição dos professores, lembrando que esta é uma das exigências que também esteve na origem da realização da greve dos profissionais realizada recentemente.

“Os profissionais estão a exigir, a reitoria diz que está tudo bem e o Governo fica em silêncio, inclusive o ministro da Educação recebeu essas reivindicações e não se dignou a responder aos profissionais da UTA”, disse, criticando o Governo de falta de visão e de abandonar o sector educativo.

A UTA, sediada em São Vicente, foi criada pelo Governo, em Dezembro de 2019. Absorveu a antiga Faculdade de Engenharias e Ciências do Mar, da Universidade de Cabo Verde.

A instituição foi originalmente desenhada para incluir na sua estrutura o Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias e o Instituto de Turismo e Aeronáutica, criados de raiz, além do já existente– Instituto Universitário de Arte, Tecnologias e Cultura (M_EIA).

Partilhe esta notícia