• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Conselho de Ministros descentralizado em destaque na visita de Ulisses Correia e Silva a Santiago Norte
Política

Conselho de Ministros descentralizado em destaque na visita de Ulisses Correia e Silva a Santiago Norte

O Conselho de Ministros descentralizado que se realiza esta quinta-feira, 17, em Assomada, Santa Catarina, destaca-se na visita de cinco dias que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, inicia hoje à região Santiago Norte, acompanhado de alguns governantes.

Da agenda constam ainda inaugurações e visitas a projectos e programas que têm a ver com o sector agrário, mas também algumas obras em curso, e estende-se aos seis concelhos que compõem a região Santiago Norte (São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel, Tarrafal, Santa Catarina e São Salvador do Mundo) e São Domingos.

Nesse sentido, de acordo com o programa oficial a que a Inforpress teve acesso, o chefe do Governo inicia a sua visita hoje pelo município de São Domingos, onde vai inaugurar o sistema de adução de água de Rui Vaz para Ribeirão Galinha, São Lourenço dos Órgãos.

Ainda em São Lourenço dos Órgãos, Correia e Silva vai inaugurar o laboratório do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), em São Jorge.

Já no período da tarde, o governante vai estar no município de Santa Cruz, onde além de reunir com a equipa camarária liderada por Carlos Silva, visitará as obras de requalificação do centro urbano de Pedra Badejo.

Na quarta-feira,16, ainda em Santa Cruz, o chefe do executivo vai inaugurar a Sala de Serviços Prisionais e de Reinserção Social, e visita sector da saúde do concelho.

À tarde desloca-se para São Miguel, onde além do encontro com o executivo camarário liderado por Herménio Fernandes, vai visitar a obra de requalificação da orla marítima da cidade de Calheta, e ainda preside à apresentação do projecto de investimentos no sector de Água em Santiago Norte.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro vai dedicar a sua agenda do período de manhã ao município do Tarrafal, que principia com um encontro com a equipa camarária liderada por José dos Reis, seguido da inauguração do projecto hidroagrícola de Achada Grande e a apresentação do Plano Operacional do Turismo.

À tarde, a equipa governamental desloca-se ao município de Santa Catarina, onde se realiza, às 15:30, em Assomada, o Conselho de Ministros descentralizado.

Ainda nesse município, na sexta-feira, irá encontrar-se com a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, e sua equipa, para depois seguir à vila da Ribeira da Barca, onde inaugurará os sistemas dessalinizadora de água.

No período da tarde, o chefe do Governo estará de visita à obra da estrada de Chã de Tanque/Palha Carga/Entre Picos de Reda/Lagoa, e às 16:00, preside à apresentação do plano do reforço do financiamento do sector privado no âmbito da retoma da economia pós-covid-19.

O primeiro-ministro encerra a sua visita de cinco dias na parte de manhã, onde vai estar nos municípios de Santa Catarina e São Salvador do Mundo, estando prevista visita ao Centro Interpretativo dos Engenhos, a obra da estrada Cruz de Picos/Boa Entradinha/Gil Bispo e um encontro com a equipa camarária salvadorenha, liderada por Ângelo Vaz.

O líder do Executivo faz-se acompanhar do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, do ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, da ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Filomena Gonçalves, do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, da ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e o do secretário de Estado da Economia Agrária, Miguel da Moura.

Partilhe esta notícia