• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Museu do Sal assinala Dia Mundial da Língua Materna
Cultura

Museu do Sal assinala Dia Mundial da Língua Materna

Histórias de encantar e brincadeiras são as atividades que vão marcar o Dia Mundial da Língua Materna na ilha do Sal, que se assinala a 21 de Fevereiro. Este ano, a Câmara Municipal escolheu como palco das celebrações o Museu do Sal, em Santa Maria.

Tendo como público-alvo as crianças e adolescentes, a autarquia salense elencou atividades desportivas, culturais e recreativas que valorizam e dão maior dinâmica à língua materna, o crioulo.

A comemoração acontece durante o dia todo com painéis educativos sobre a língua crioula na praça Marcelo leitão em Santa Maria, bem como as tradicionais histórias de encantar em crioulo como Blimundo e Kanelinha no Museu do Sal.

Também no espaço do Museu do Sal haverá ainda jogos tradicionais, com destaque para malha, mates, nomes, senhor barqueiro, passa anel, eu quero a margarida, duna-duna e mata.

O Dia Internacional da Língua Materna foi proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) a 17 de Novembro de 1999 com o objectivo de promover a diversidade linguística, cultural e o plurilinguismo.

Esta comemoração impulsionou, assim, os esforços desta organização internacional para proteger as quase seis mil diferentes línguas existentes no mundo e, ao mesmo tempo, preservar a diversidade cultural.

A UNESCO reconheceu o papel da língua materna, não só no desenvolvimento da criatividade, da capacidade de comunicação e na elaboração de conceitos, como também no facto de que as línguas maternas constituem o primeiro vector da identidade cultural.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação