A Associação dos Autarcas do PAICV promove na sexta-feira, 07, na Assembleia Nacional, uma conferência sobre transição urbana para a promoção de cidades justas em Cabo Verde.
Em conferência de imprensa hoje, na cidade da Praia, o presidente da associação, Isaías Varela, explicou que com esta iniciativa o PAICV pretende continuar a promover espaços de reflexão sobre a temática da transição urbana sustentável em Cabo Verde.
Isto, na perspectiva, segundo acrescentou, de promoção de categorias que enformam o desenvolvimento de cidades justas no país, e no final obterem subsídios importantes para a consolidação da orientação política geral do partido para as próximas plataformas autárquicas.
A conferência terá dois painéis, sendo que o primeiro abordará a governação local centrado no desenvolvimento sustentável e na promoção de cidades justas.
O segundo painel traz para o debate o desenvolvimento de cidades justas para 2030 - estratégias e programas para as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
“Buscar-se-á assim, fazer uma reflexão profunda da problemática do desenvolvimento de cidades justas no contexto de Cabo Verde e procurar-se-á, no final obter subsídios importantes para a consolidação da orientação política geral do PAICV para as próximas plataformas autárquicas”, afirmou o responsável.
É que, segundo Isaías Varela, com o aproximar das próximas eleições autárquicas é fundamental que o PAICV tenha uma orientação geral que todos os candidatos às câmaras municipais têm de alinhar a visão nacional do partido.
“Para assim transformarmos, trabalharmos no desenvolvimento do território, de cidades justas, de modo que todos os munícipes possam ter acesso a serviços, a equipamentos e a diversas ofertas que no processo de desenvolvimento os municípios poderão facilitar”, esclareceu.
O evento é destinado aos autarcas do PAICV, no quadro de uma cada vez mais capacitação para a boa governação municipal e promoção da economia local em Cabo Verde, mas será também aberto à sociedade, e contará igualmente com participação e reflexões temáticas com especialistas nacionais e internacionais nas referidas matérias.
Espera-se, segundo o presidente da Associação dos Autarcas do PAICV, recolher subsídios enformadores do planeamento urbano e suas implicações para o movimento de reforma urbana que defende o desenvolvimento de cidades justas, à luz dos Objectivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) 11 e 13.
O evento vai ser realizado em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, organização fundada pelo Partido Social Democrata Alemã (SPD), na sala do grupo parlamentar do PAICV, na Assembleia Nacional, a partir das 08:30, com intervenção do presidente do partido, Rui Semedo, no acto de encerramento.
Comentários