O presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo de Cabo Verde (AAVTCV), Mário Sanches, encontra-se em Macau, região autónoma chinesa, para participar numa formação em Destino Turístico, ministrada pelo Instituto de Turismo de Macau, em parceria com a Organização Mundial do Turismo (UNWTO-sigla em inglês).
A formação acontece de 21 a 28 de Novembro. O presidente da AAVTCV integra uma comitiva nacional qeu inclui ainda elementos do Ministério do Turismo e dos Transportes, bem como da Câmara de Turismo de Cabo Verde, estando também vários países africanos de língua oficial portuguesa, casos de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, para além do Cambodja e algumas regiões chinesas.
A formação intitulada “Criação de Capacidades para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Marketing de Destino”, trata-se de uma importante iniciativa do Instituto e que vai de encontro há aposta da atual gestão da AAVTCV na formação e capacitação dos seus quadros e que, acredita Mário Sanches, irá permitir adquirir novas ferramentas e conhecimentos que permitam, tanto a ele como aos restantes quadros participantes, cumprir da melhor forma os seus papéis e realizar as iniciativas e projetos propostos, no caso a bem do crescimento e afirmação da AAVTCV como, também, de Cabo Verde enquanto destino turístico.
Não fosse Macau um dos destinos turísticos de eleição no mundo, tendo como alavanca a indústria dos jogos, “o objetivo é beber da experiência de Macau neste domínio e trazer expertises para o nosso País de forma a avançarmos no domínio do turismo”, considera Sanches.
Esta será ainda uma oportunidade dourada para que a AAVTCV possa, através do seu presidente, estabelecer contactos com entidades e empresas locais ligadas ao sector do Turismo, no sentido de desenvolver relações e parcerias de negócios com as suas congéneres de Macau, conforme realça Sanches. Este recorda, por exemplo, o grande empreendimento no Djeu do empresário macaense David Chow, e que está numa fase avançada de construção e que irá demandar “fazer uma ponte no que toca à distribuição e oferta de serviços”, conclui.
A referida formação decorre de 21 a 28 de novembro em Macau e a oportunidade de participação do mais alto representante da AAVTCV nesta iniciativa surge de um convite do Ministério do Turismo e Transportes de Cabo Verde, a quem Sanches aproveitou para endereçar palavras de agradecimentos, prometendo tudo fazer para que ele, a AAVTCV e o país possam tirar maior proveito e dividendos da mesma.
Comentários