Resultado histórico (81-75) sobre a Venezuela, 17o do ranking mundial, assinalou a primeira vitória de Cabo Verde na mais importante competição de seleções no basquetebol, que decorre no Japão, Indonésia e Filipinas.
A partida, a contrar para a segunda jornada do grupo F (tem ainda a Geórgia e a potente Eslovénia), aconteceu esta manhã em Okinawa, Japão. A equipa cabo-verdiana entrou bem e terminou à frente no primeiro periodo, acabando por baixar de rendimento no segundo quarto de hora.
Feitos os reparos, os comandador do treinador Mané Trovoada entraram com outra genina no terceiro perido, mas foi no último quarto de hora que os Tubarões Martelo arrasaram o adversário, que nessa fase conseguiu converter apenas 9 pontos, enquanto a seleção nacional arrebentava marcando 22 pontos.
Cabo Verde acabou por vencer por 81-75, alcançando um feito inédito de vencer a sua primeira partida na primeira participação num mundial de basquetebol. Tão grande, tão grande que Cabo Verde é a mais pequena nação a estar num campeonato do mundo de basquetebol. Não deste mundial, de toda a história da competição. A vitória sobre a Venezuela, que ocupa o 17o lugar do ranking agiganta ainda mais o brilharete.
Comentários