Os painéis solares inteligentes proporcionam uma experiência tecnológica que se adapta ao presente e ao futuro das instalações de consumo elétrico em casa. Dessa forma, o sistema de controle é capaz de influenciar e atuar sobre o meio ambiente, pois, permanecendo conectado à Internet, pode modificar as suas funções sem alterá-lo fisicamente.
Painéis solares como funcionam?
O surgimento do autoconsumo, onde o usuário passa a fazer parte do processo de produção do consumo de eletricidade para uma determinada habitação, é apresentada como a alternativa mais sustentável, uma vez que beneficia das fontes de energia renováveis, como o sol ou o vento, para transformá-los em energia e abastecer. Desta forma, os proprietários e usuários têm aquecimento, luz e eletricidade em casa da forma mais limpa e económica possível, pois, sem dúvida, estas instalações reduzem consideravelmente a fatura de eletricidade do mês.
Este sistema, que está em alta expansão devido à grande procura do mercado, apresenta um modelo e uma visão futurista que visa melhorar a sua aplicação. Tendo como referência os sistemas de domótica capazes de automatizar os diferentes equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos da casa para monitorizar as suas funções, os painéis solares inteligentes representam uma evolução nas instalações de autoconsumo cujo objetivo é a utilização da inteligência artificial para alimentar a casa de forma automática.
Saiba ainda que a domótica pode ser aplicada em diversos contextos, tais como: portas, janelas, ar condicionado, forno, ou através da sua voz pedir que o sistema se ative para que possa ver um filme online na sua televisão? Já pensou que pode controlar tudo isto através do seu smartphone?
Mas afinal o que é um painel solar inteligente?
Este projeto, já em desenvolvimento, visa aproveitar o potencial das energias renováveis, recursos gratuitos e inesgotáveis que vêm da própria natureza, com a Internet das coisas para que se possa exercer um controle inteligente sobre o painel solar.
Assim, a energia solar poderia integrar um sistema robusto e seguro, capaz de se autogerir, ou seja, de forma automática. Através da conexão WiFi entre a instalação de autoconsumo e o smartphone, ambos os sistemas estarão conectados para poder programar, ligar e desligar as suas diversas funções.
Os painéis solares inteligentes proporcionam uma experiência tecnológica que se adapta ao presente e ao futuro das instalações de consumo elétrico em casa. Dessa forma, o sistema de controle é capaz de influenciar e atuar sobre o meio ambiente, pois, permanecendo conectado à Internet, pode modificar as suas funções sem alterá-lo fisicamente.
Os painéis solares inteligentes são um grande aliado das contas de energia, ao mesmo tempo que protegem o ambiente.
Como funcionam os painéis solares inteligentes?
Esta instalação inovadora, como já foi mencionado anteriormente, integra inteligência artificial para melhorar a rentabilidade e a qualidade da eficiência energética da casa. Através do “clustering”, um sistema tecnológico capaz de detectar todas as mudanças na luz solar que ocorrem ao longo do dia, permite que a instalação gire em torno dos paineis solares.
Em outras palavras, os painéis solares gerem a radiação do Sol que captam para garantir o abastecimento. Caso se verifique que os painéis sobreaquecem devido a radiações potentes ou por horas em excesso, o sistema procura uma forma mecânica de continuar a fornecer eletricidade sem danificar a instalação.
Vantagens dos painéis solares inteligentes
Essa capacidade de seguir o Sol e orientar as placas com base na sua posição vem de diferentes maneiras. Nesse sentido, um painel solar poderia ser instalado em um ângulo de 90 graus para captar a radiação solar e seria ajustado até o anoitecer.
Esta função dos painéis solares economiza espaço no exterior e uma já não seria necessária uma vedação especial dedicada à sua instalação Além disso, evita problemas técnicos ou avarias se as condições ambientais não forem adequadas, uma vez que se recolhem e são armazenados automaticamente até detectarem novamente a presença do Sol.
Outra vantagem que se procura com este sistema de autoconsumo é a autolimpeza. Desta forma, o usuário não precisa se preocupar com manutenção exaustiva e a eficiência energética de sua produção melhora em até 5% com este serviço.
A biomassa que mais se utiliza são os pellets. É um combustível renovável graças ao fato de que o dióxido de carbono que é liberado durante a combustão é o mesmo que foi absorvido pelas árvores para produzir a madeira, sendo que o balanço é neutro. Tenha em mente que é necessário um espaço para armazenar o combustível.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários