O documento em Braille sobre cobertura universal de saúde foi lançado esta quarta-feira, dia 13 na sequencia da celebração do Vº aniversário do Instituto Nacional da Saúde Pública INSP sob o lema “Ano da hipertensão arterial e promoção de comportamentos saudáveis”.
A presidente do INSP, Maria da Luz Lima, avançou que incorporação do lançamento do desdobrável sobre a cobertura Universal da saúde em Braille contribui para um mundo “mais justo e inclusivo”à comemoração do aniversário da instituição seja uma mais-valia para todos e para a parceria que querem promover com a Associação dos Deficientes Visual de Cabo Verde (Adevic).
O lançamento da campanha “Ano da hipertensão arterial e promoção de comportamentos saudáveis”, segundo a presidente mostram a determinação do Governo” no cumprimento dos ODS, “sem deixar ninguém para trás” e na promoção da saúde.
por seu lado, ao falar da instituição referiu-se ao trabalho que esta vem fazendo para a produção de evidencias e bases factuais para tomada de decisões e a organização da acção com vista a obtenção de resultados em saúde.
O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário que fez prsença na comemoração,fez saber a intenção do Governo em transformar os serviços de saúde, abandonando o modelo de serviços curativos para um modelo baseado na prevenção de doenças, resiliência climática e desenvolvimento sustentável.
O referido modelo segundo o governante, para além de melhorar a resiliência climática e a sustentabilidade ambiental dos serviços, através da implementação de medidas de mitigação das alterações climáticas, vai tambem servir para implementar abordagens que promovam a integração das diversas actividades e programas de saúde, com base em evidências necessárias para melhor compreender os efeitos das alterações climáticas na saúde, incluindo as causadas pelos impactos dessas mudanças sobre os principais determinantes da saúde.
Com Inforpress
Comentários