• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Transparência. Presidente da CMP defende participação activa de munícipes na gestão municial e  promoção da transparência
Política

Transparência. Presidente da CMP defende participação activa de munícipes na gestão municial e promoção da transparência

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, destacou hoje a importância de as autarquias criarem possibilidades para que os munícipes possam participar activa e directamente na gestão dos municípios, visando promover maior transparência.

Francisco Carvalho fez estas declarações à imprensa, à margem de uma palestra intitulada “Transparência na Administração Pública”, proferida pelo presidente da Câmara Municipal de Alzira, Espanha, Diego Garcia, esta manhã, na sala do munícipe da CMP.

“Eles propuseram realizar esta palestra sobre a transparência a nível dos municípios e nós aceitamos com muito gosto e está cá connosco o presidente da Câmara Municipal de Alzira, que está a fazer aqui a apresentação das boas práticas implementadas na sua câmara”, indicou.

Segundo o edil, esta sessão contou com a participação dos directores e vereadores da Câmara Municipal da Praia, representantes das câmaras de São Domingos e Ribeira Grande de Santiago, salientando que a mesma irá garantir a troca de experiências e adopção de novas boas práticas para os municípios.

“Todos os aspectos aqui apontados pelo presidente da Câmara Municipal de Alzira são muito concretos e ficamos satisfeitos, por exemplo, com o sublinhar que o senhor presidente da câmara de Alzira faz em relação à gestão participativa, ou seja, nós devemos criar a possibilidade de os munícipes participarem directamente na gestão dos nossos municípios”, afirmou, reconhecendo, no entanto, que há  aspectos que ainda não existem na câmara, mas que a autarquia praiense está  a trabalhar para incorporar no site da instituição.

Destacou as medidas que a sua equipa tem introduzido desde que assumiu as funções em 2020, apontando a implementação da transparência com a criação da Unidade de Gestão das Aquisições na CMP, como uma das medidas assertivas no combate à corrupção.

“Por exemplo, as obras são todas elas submetidas a concurso, há sempre apresentação, no mínimo, de três propostas para tudo aquilo que estamos a fazer na Câmara Municipal da Praia é uma medida concreta que nos tem ajudado bastante. Quando há transparência e confiança e nós sentimos isso e cada vez mais há mais instituições e entidades que estão a confiar cada vez mais na câmara municipal”, declarou.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Alzira, Diego Garcia afirmou que Cabo Verde tem condições de avançar muito no que se refere à gestão pública dos seus recursos e a temática da transparência e participação activa.

“É importante sublinhar que Cabo Verde pode trabalhar bem esta questão e a Cidade da Praia pode trabalhar a questão da transparência e da cidadania. Esta é a única forma de criar confiança para que os munícipes possam participar directamente”, realçou.

Partilhe esta notícia