• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV questiona organização governativa em matéria do desporto e reclama mais investimento no sector
Política

PAICV questiona organização governativa em matéria do desporto e reclama mais investimento no sector

Os deputados do PAICV eleitos por Santiago Sul reclamaram hoje mais investimentos para o sector da juventude e desporto, questionam a organização do elenco governativo e sugerem a criação de um ministério autónomo para estes dois sectores.

Enquanto porta-voz dos parlamentares do maior partido da oposição, Fidel de Pina reclama um ministério autónomo para estes dois sectores, por forma a colmatar a “falta de coordenação e diálogo”, em vez de um ministro adjunto do primeiro-ministro como responsável pela juventude e desporto.

O parlamentar disse à Inforpress que faz todo o sentido esta autonomia, “reclamada pela comunidade desportiva”, numa altura em que o Orçamento do Estado para 2022, vincou, teve uma redução de 13 por cento (%) em comparação com 2021.

“Isto nos preocupa porque o desporto é uma área fundamental para a juventude, já que não só tem uma dimensão forte a nível social, mas também do ponto de vista económico, pelo que o nosso apelo vai no sentido de haver mais investimentos no desporto”, recomendou o parlamentar, para quem não se pode pensar no desporto apenas na gestão corrente e participativa.

Neste sentido, sugere a criação de políticas claras para que Cabo Verde possa ser, efectivamente, um país de campeões, para que a política desportiva vá ao encontro do que reclama a comunidade desportiva, no âmbito de “uma visão séria e consequente em matéria de desporto em Cabo Verde, nomeadamente em Santiago Sul.

As organizações da juventude e desporto, explicitou, pedem mais apoio para que se possa formar campeões, ajudar a juventude a ir para a frente porque, sublinhou, o desporto foi dos sectores mais afectados pela pandemia.

Nesta lógica disse que a política desportiva não passa apenas por cingir a fazer “post” com os campeões, mas sim apostar nos investimentos, fruto de um trabalho prévio.

Esta posição dos eleitos do PAICV foi apresentada à Inforpress no quadro de um périplo pelas instituições ligadas à juventude e ao desporto, marcadas com visitas e encontro no Estádio Nacional em Achada de São Filipe, com a Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, com o Comité Olímpico Cabo-verdiano, com a Federação Cabo-verdiana de Boxe e com a associação regional da modalidade e a Associação Maracanã.

Para Fidel de Pina com esta série de visitas demonstra que os deputados do maior partido da oposição têm todo o interesse em inteirar-se do andamento em matéria da política de desporto.

Partilhe esta notícia