• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Deputados do MpD enaltecem a excelência dos serviços do Centro de Saúde de Ponta d’Água
Política

Deputados do MpD enaltecem a excelência dos serviços do Centro de Saúde de Ponta d’Água

Os deputados do MpD enalteceram hoje a “excelência” dos trabalhos prestados pelo Centro de Saúde de Ponta d’Água para dar resposta a cerca de 46 mil habitantes da localidade e arredores, mas preocupados com a paralisação das obras camarárias.

Esta informação foi revelada à Inforpress pela deputada nacional Antonieta Moreira, em mais um dia de visita dos deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder) para Santiago Sul, que esta quinta-feira reservaram o dia para visita à Associação Maracanã, em Ponta d´Água e à Associação Bons Amigos, especializada nos cuidados veterinários de cães e gatos.

Moreira disse que o Centro de Saúde de Ponta d´Água presta, também, serviços a outras pessoas de outros bairros, que não os limítrofes, quando encaminhadas, mas que da visita a seis obras do PRRA, paralisadas, como miradouros, calcetamentos de vias, protecção de encostas constataram que os moradores estão aflitos, assim como na problemática de insegurança, ainda que esperançosos numa melhoria.

Da visita à comunidade do Alto da Glória, Moreira disse que o seu grupo regressou “muito apreensivo” face à proliferação das casas clandestinas, sobretudo nas encostas e nas ribeiras, “numa altura que se se aproxima da época das chuvas, pois se constrói habitações sem condições mínimas de habitualidade e que colocam em causa a dignidade da pessoa humana”.

“Neste sentido apelamos à Câmara Municipal da Praia no sentido de estar mais próxima da comunidade, para evitar a criação de problemas de difíceis resoluções”, realçou, acrescentando que da visita à Associação Desportiva e Cultural Maracanã, também edificada em Ponta d’Água, desde 2014, registaram a “grande dinâmic”a desta ONG junto das crianças no capítulo desportivo, educativo, musical e apoio às famílias desfavorecidas.

Já deslocação à localidade de Achada Grande Trás, os parlamentares afectos ao partido que suporta o poder optaram por uma visita à Associação Bons Amigos, escolha justificada por Antonieta Moreira em como o resultado deste trabalho com caninos tem reflexos claros na saúde pública, asseverando que há muitas doenças que são transmitidas de cães para ser humanos.

Neste particular, sublinhou o trabalho levado a cabo por esta associação na desparasitação de cães e gatos, visando permitir que o país tenha uma comunidade canina sadia e que evite a transmissão de doenças para crianças.

A título de exemplo, frisou mesmo que de há algum tempo a esta parte tem-se notado a eliminação de doenças epidérmicas nas localidade de Ponta d´Água, Safende e Castelão, onde esta colectividade tinha a sua actividade fortemente implementada.

Ainda assim mostrou-se preocupada com a falta de uma política da Câmara Municipal da Praia no sentido de apoiar esta associação, já que o responsável da associação lamentou que a autarquia não tem estado a dar respostas favoráveis aos seus pedidos, para um eventual financiamento para “este bom trabalho, com clara melhoria na saúde da população”.

Refira-se que toda esta acção dos parlamentares de Santiago Sul do MpD teve o propósito de se inteirar da realidade dos munícipes dos diferentes bairros e organização munirem de ferramentas como conhecimento sobre a matéria ligada à vida de pessoas e famílias na comunidade, assim como receber feedback da população para o debate com o ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire.

Partilhe esta notícia