• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
BADEA financia 1,4 milhões de contos para projetos de valorização de bacias hidrográficas em Cabo Verde
Política

BADEA financia 1,4 milhões de contos para projetos de valorização de bacias hidrográficas em Cabo Verde

O Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA) vai financiar com 1.488.510.000 escudos (13,5 milhões de euros) um projeto para valorizar três bacias hidrográficas nas ilhas de Santiago, Santo Antão e Boa Vista.

A instituição anunciou hoje tratar-se de um projeto do Governo de Cabo Verde orçado em 36 milhões de dólares (30,4 milhões de euros) em que o BADEA garante 46% dessa verba através de um empréstimo concessional, cujo acordo foi assinado esta semana.

Em nota consultada hoje pela Lusa, o BADEA explica que este projeto vai contribuir para Cabo Verde atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, até 2030, de erradicação da fome e da pobreza, e será ainda financiado pelo Fundo de Desenvolvimento da Arábia Saudita e o Governo cabo-verdiano.

“De se notar que, aquando da sua graduação para país de rendimento médio, Cabo Verde deixou de ter acesso a alguns créditos com condições concessionais, como por exemplo, do BADEA. Entretanto, devido às grandes negociações entre o atual Governo de Cabo Verde e o BADEA, foi solicitada uma atualização das condições de crédito. A solicitação teve uma resposta positiva, dando importância à dinâmica que o país tem tido na gestão da dívida pública e também num novo contexto em que vivemos”, justifica fonte do executivo cabo-verdiano.

O projeto permitirá a dinamização e valorização das bacias hidrográficas da Ribeira São João Baptista (Santiago), Ribeira Grande (Santo Antão) e Ribeira Calhau (Boa Vista).

Segundo o Governo, o BADEA já tinha concedido o financiamento para o projeto de Valorização das Bacias Hidrográficas de Santiago, Santo Antão e Boa Vista, mas como crédito não concecional, “no qual a taxa de juros era mais alta e por um período de graça menor”.

“Desta feita, aprovaram-se novas condições concecionais, as quais Cabo Verde terá uma maturidade de 25 anos, e um período de graça de cinco anos, a uma taxa de juros de 1,5%”, explica ainda.

Partilhe esta notícia