Pub

angelo vaz 

Se Ângelo Vaz, o presidente da autarquia de São Salvador do Mundo, continuar a não justificar os seus gastos aos eleitos municipais, os deputados da bancada do seu partido não vão votar o Orçamento para 2018. O aviso é do próprio presidente da AM que acusa Vaz de não prestar contas.

O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo não tem estado a prestar informações sobre a sua gestão aos deputados municipais. Pelo menos é isto que o líder da assembleia local afirma, numa carta endereçada à Câmara a propósito da próxima sessão desse órgão deliberativo que vai apreciar e aprovar o orçamento da autarquia para 2018.

“A mesa da Assembleia e os eleitos municipais do MpD na Assembleia Municipal têm sido ignorados durante esses catorze meses de governação municipal. A Câmara não partilha as informações de gestão pública municipal com os eleitos da Bancada do MpD. Existem registos de inúmeras pedidos de informações e e-mails que são totalmente ignorados”, começa por dizer Custódio Lopes na missiva a que Santiago Magazine teve acesso.

O presidente da AM de São Salvador do Mundo elenca uma série de actuações do presidente que os deputados desconhecem, apesar de existirem “inúmeros requerimentos da mesa da Assembleia e do Presidente da Assembleia (em representação da Assembleia Municipal) que estão pendentes e sem respostas”.

custodio lopes

“A mesa da Assembleia e os eleitos municipais desconhecem por exemplo: Extracto de Actas das reuniões Ordinarias quinzenais da CMSSM; Contratos ao pessoal e afectação de quadros do Município de SSM (Competência da Assembleia Municipal); Contratos de venda e/ou permuta de bens móveis do Municipío, sem alienação e concurso público ; Contrato de execução de obras municipais; Contratos-programa assinados com o Governo; Balancetes  trimestrais ;Despesas mensais da CMSSM ; Subsídios mensais do presidente da CMSSM ( representação; alojamento, comunicação e outros); Subsídios mensais de Vereadores; Secretário do Presidente; acessor do Presidente; Directores de Serviços e outros; Receitas arrecadadas durantes os  trés últimos trimestres de 2017; Donativos Estrangueiros a favor do Municipio; Receitas arrecadadas durante a viagem aos Estados Unidos, bem como os protocolos assinados (se existem)…”, lê-se no documento.

Custódio Lopes lembra que “a Assembleia Municipal aprova o plano de actividades e o orçamento e pelas mesmas razões deve acompanhar a execução do orçamento e o plano de actividades para verificar da sintonia”.

Sem resposta da CM liderada por Ângelo Vaz, o líder da AM de São Salvador do Mundo avisa que “sem as informações de gestão pública municipal ninguém estará preparado para aprovar o novo orçamento e plano de actividades de 2018”. ”Provavelmente que sem as  informações de Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Patrimonial,  ninguém da Bancada do MpD estará em condições de defender a CMSSM na Assembleia Municipal. Portanto, é o tempo limite de entregar todas as informações e deve ser feita antes da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal. Sem a entrega de informações poderá haver votos de abstenção de elementos da própria bancada do MPD ao submeter o plano de actividades e o orçamento para a votação no dia da sessão ordinária da Assembleia Municipal. Em nome da transparência, legalidade e integridade aproveito para informar que o próprio presidente da Assembleia irá optar pela abstenção caso os requerimentos pendentes não tiverem o despacho”, remata Custódio Lopes.


Santiago Magazine tentou ouvir o presidente da CM de São salvador o Mundo mas não nos foi possível.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # Estêvão Mendes 03-12-2017 15:12
Enganam quem consideram estes comentários, são frutos da imaginação das pessoas dos picos, estão redondamente enganados.
Responder
0 # Estêvão Mendes 03-12-2017 14:37
Se bem que este jornal não deve ter aceitação junto à população, pois já foi desmentido várias vezes. Mas este documento que o enviou ao jornal, não o devia fazer, pois tratava - se de um documento interno. Haja seriedade com pessoas, pois quem o entregou fez um mau exercício da democracia. Roupas sujas lavam - se em casa. Força a nossa câmara, força a nossa assembleia, forças os de[censurado]dos e força a nossa população. Desejo que tudo seja esclarecido para o bem da democracia e das pessoas envolvidas, pois picos existem pessoas do bem.
Responder
+1 # Estêvão Mendes 04-12-2017 15:55
Gostaria muito de conhecer estes comentaristas, afinal picos têm muitos sabixoes.
Responder
+1 # Mi e MPD 02-12-2017 22:02
Ângelo Vaz, tô lubrano, depois nhos tá Ben explica Arguen de pico, tudo conclio qui nhos teni cu nhos impreiteiro de chá de chá Rodrigues, qui Sta devia bloco, cu ferro pá vi casa, mas Kela cru nhos permisson, fladu ma quel carro qui carrega baça Furtado ma a dia da umcanto volta de bloco cá casa de nhos impretérito de chá Rodrigues . Fladu ma senhor Eugênio cá T sai dela. Nhos da só pá dodu. Animo Sta fartou nhos. Caba Ângelo oferecem trabadjo, goci nem mantenha....ami NCA cá tá vota na nhos mas.
Responder
0 # Atento 04-12-2017 09:29
Ah! anton é si... desvio de material?
Nhôs djobi distino de kes materiais. Si tudo sta fica na Chão Rodrigues, ou resto na Achada Igreja e Cachéu.
Empreteiro kela ka sta sai de Câmara, por isso k e sta fazeba tudo [censurado] pa e atingiba si objectivos. Dia k corda rabaenta ês ta bai pára tudo la São Martinho.
Nhôs fazi fotos e nhôs publica
Bando de larápios
Responder
0 # Nuno carvalho 01-12-2017 05:39
Incompetente e ainda por cima corrupto. Por isso que teni so se familias na camara.
Tudo Finanças e dinheiro de Municipio gerido pa Primo irmao de presidente de câmara. Se polícia judiciária investiga és tá bai cadeia de São Martinho és tudo
Responder
0 # Gil Teixeira peixeir 30-11-2017 18:27
Nha Presidente de Câmara é tão burro k tudo lugar ke bai ela à brinca pe xinta na Primeiro fila so pa televisão panha se imagem. Fladu ma tempo que el era aluno me ta ficava na fila de trás de último carteira na fila de burro. Nhos pergunta se colegas de escola pa conta nhos.
Burro kel angelo, arrogante e leviano
Responder
0 # Angelina cabral 29-11-2017 21:43
Angelo Vaz é muito burro. Esse não serve para nada. Devia ser interditado. Esta com uns capangas ddesclassificados. Ele precisa é aprender na base das palmatorias. Coitafos dos salvadorenhos.
Responder
+2 # Cidadão Santiaguense 29-11-2017 02:24
Essa gente que se branqueia ao pé de Padres e Igrejas costuma ser muito encarnida de manchas. Normalmente não têm cultura democrática e nem são transparentes. Este Jovem que quer ser advogado mas que chumba sistematicamente nos exames só podia ser o que está se revelando - oportunista de meia tigela. O Presidente da Assembleia enquanto representante da população que tem a missão de fiscalizar o executivo deu, neste
caso, um bom sinal . É preciso verificar se esse PCMSSM anda de facto a embolsar subsídio de renda de casa porque se assim for, ele tem de repor na totalidade. O Município disponibilizou - lhe residência Oficial, como manda o seu estatuto, portanto nenhum dispositivo legal e muito menos a moralidade pública lhe autoriza manter a residência como lugar de paródia para poder engordar a sua renda mensal com subsídio. Esses escândalos constituem sintomas da ma governação do País, o que a Prazo, será muito custoso para os cidadãos.
Responder
+1 # Capion 28-11-2017 23:46
Nós e Campion: Santos la na céu
Tá nomeia Primo de presidente de câmara pa Secretário Municipal
Nu tá nomeia Primo de presidente pa acessor de presidente câmara
Nu tá põe Primo de Presidente de Câmara Primeiro Secretário de se partido na Picos
Nu tá põe sobrinho de Presidente de Câmara pa diretor de juventude
Nu tá assina cheque i labanta dinhero de Municipios ami Presidente de Câmara i nha primo Jose pedro costa vaz
Responder
+1 # Armindo Ramos 28-11-2017 23:33
Apesar de não ser do Mpd mas dei o voto no Presidente da Assembleia porque vê -se o Custódio Lopes é um jovem muito calmo e com capacidade para suportar a Assembleia Municipal de Picos
Responder
0 # Fernando Semedo 28-11-2017 23:28
Tens a minha admiração senhor Presidente da Assembleia.
És um homem de pulso e devem continuar porque a política faz se humildade e seriedades
Responder
0 # orgulho Picos 28-11-2017 22:13
Guentes ka nhos insulta Presidente des forma e muto menos si Pai. Keli é ka forma de fz política. Nhos dexal governa em paz. É ta mostra nhos si kapacidade i kapacidade di si equipa ku trabadju! Acho que nhos kre desvial si foko mas el é forte.
Responder
-2 # Riba Quebrada 28-11-2017 22:10
Caros eleitos municipais di Piku, cá nhos xinte medu de denúncia algo ki sa corre mal. É um vergonha odja pa kualidade de strada de Piku Riba, um obra financiadu pa governo, triste mesmo! Strada sem nenhum qualidade, conta de passa um carro, unde murro kes devi fazi na canto de strada ku stufon pa agu passa ki sta na projeto? Unde passeio? És fazi um pequeno passagem pés tapanu boka. Piku Riba ka mereci!!!
Responder
0 # Rito Teixeira 28-11-2017 18:33
Grave e muito grave.
O Presidente da Câmara deve fornecer informações a mesa da Assembleia e os eleitos. Somos todos Mpd antigos e toda a gente lembra que a Câmara venceu com os votos da Assembleia Municipal nos picos.
Responder
-1 # Artemisa Ferreira 28-11-2017 18:28
Picos está afrontado com este jornal.
Estranho essa notícia de que o jornal teve informações da carta do Presidente da Assembleia ao Presidente da Câmara.Neste processo nem o Ângelo nem o Custódio são adversários porque todos ficam mal vistos perante o Mpd. Pode existir intruso no meio dessa história
Responder
+2 # Djagaláfos 28-11-2017 15:38
Ulisses passa mal ku Djagaláfos.
Responder
0 # di picos 28-11-2017 14:29
Todos ao que conhecem Ângelo Vaz sabem que é um retardado mental, filho de um outro Vaz que foi de[censurado]do do MPD e que enganou Moisés Monteiro, então Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina e engoliu-lhe de uma assentada oito mil contos.
O Ângelo é um retardado que diz ter formado em Direito na Lusófona, mas que em Cabo Verde, por três vezes consecutivos reprovou nos exames na Ordem dos Advogados, mas ainda assim, tenta passar por Advogado.
Este homem está com um processo crime nas costas, por ter desrespeitado a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, ao não reintegrar dois funcionários que despediu de forma arbitrária e vingativa.
Triste ainda é que ele esteve assessorado por um Advogado De[censurado]do que recebeu trezentos mil escudos pa ka nada.
Rodeado de primos, primas e amigos, o Homem não respeita Custódio nem seus companheiros porque julga-se o dono daquilo, apesar de saber que foi escolhido candidato por influência do Austelino, na altura Coordenador da Região Politica de Santiago Norte.
Responder
0 # Manuel Antonio 28-11-2017 13:57
Este quadro que se vive em S. Salvador do Mundo indicia o mau rumo em que a governação geral do País está tomando, sintoma tanto mais preocupante quando olharmos para as lideranças dos Partidos e percebermos que é tudo a mesma coisa, dominado pelos mesmos valores - ganância! Já não há lideranças visionárias e nem ideários virados para o bem-estar coletivo. É tudo grupos de interesses, mal preparados e apressados em levar para casa o máximo que se poder. Tenho medo do nosso futuro e muita tristeza com a pobreza intelectual e política das actuais lideranças. Cabo Verde é demasiado vulnerável para ficar nas mãos de garimpeiros.
Responder
0 # MI é MPD 28-11-2017 13:23
SEM DOBI PA LADU. INDA HOJE EMPRETIRO DE PICO DESVIA MATRIAL FRENTE SI CASA: PA INVESTIGA CONDUTOR; PAI DE PRESIDENTE E SERNHOR SENHOR SECRETÁRIO; PAI DE PRESIDENTE. FLADU STA CONLOIADU CU EMPRETEITO; LA DE CHA DRIGUE.
Responder
0 # Bairro c 28-11-2017 13:08
Bem feito pa picos, es tinha um partido que faze tudo es tra es poi MPD. é ta suga picos durante 4 ano ti seca, pessoal que votas nes merece passa pa isso. Angelo Vaz é fidjo se pai, sepa ladrom, transforma camara num quintal de guentes vaz. MNmãe
Responder
+1 # Vazando 28-11-2017 12:28
Dexa burro sura de si manera
Responder
0 # Ka stranham 28-11-2017 12:21
Tafladu ma kenha ki djunta ku porku tudu ta kumi farelu!
Responder
0 # Ka stranham 28-11-2017 11:25
Quenha ki djunta ku porco tudo ta cumi farelo!
Responder
0 # Filado 28-11-2017 11:17
Com ângelo Vaz na Câmara dos Picos e Victor Semedo no IUE em Assomada, cussa dja fila!
Responder
0 # trafudjadice 28-11-2017 11:13
Temos de reinventar a nossa democracia porque com este, em que qualquer um, por um toque de mágico (trafudjada) chega ao poder, não está a dar-nos certo.
Responder
0 # Picos Sempre 28-11-2017 10:13
Esse gajo (Ângelo Vaz) sempre anda na contramão.
Mas, era de si esperar, o Sr. Ângelo Vaz herdou do pai a burrice em querer aproveitar dos recursos/ bens publico a favor do beneficio próprio e da família, por isso não quer prestar contas.
Triste sina da população dos picos com a equipa camarária que tem dominada pela família Vaz e Vereadores sem voz e vez.
Picos rumo ao reino da cracolândia e do marasmo.
População dos Picos não merecia.
Responder
-1 # amigo do povo 28-11-2017 10:07
É nisto que dá colocar no poder um individuo cujomprimeiro emprego é Presidente da Camara.
O País inteiro entregue à bicharrada: do governo ao Municipio. Triste sina dos crioulos.
Responder
-1 # Família Vaz 28-11-2017 09:57
Esse gajo (Ângelo Vaz) sempre anda na contramão.
Mas, era de si esperar, o Sr. Ângelo Vaz herdou do pai a burrice em querer aproveitar dos recursos/ bens público a favor do beneficio próprio e da família, por isso não quer prestar contas.
Triste sina da população dos picos com a equipa camarária que tem dominada pela família Vaz seguido pelos Vereadores sem voz e vez.
Picos rumo ao reino da cracolândia e do marasmo.
População dos Picos não merecia.
Responder
-1 # Silvino de Melo 28-11-2017 09:55
A Reforma Política é a concretização dos desejos de uma maioria de denunciados por corrupção; “permanecer no poder através de um processo eleitoral engessado, contra a renovação”. Nesta inequação não consideram a inteligência do eleitor...
Ainda me surpreendo... como podem existir pessoas tão falsas! Que vivem na ilusão de uma imagem que tentam passar para todos... máscaras feitas de papel... não sei o que mais prevalece nessas pessoas... a deficiência de caráter ou uma autoestima tão baixa que precisam fingir ser outra pessoa para tentar ser aceita... #Decepção!!!
Responder
0 # Catarino Vaz 28-11-2017 09:53
Esse individuo que ao ser eleito a custa de Custodio Lopes, levou para câmara os seus primos que neste momento estão a roubar na barba de toda gente. O senhor Gil Vaz anda a desviar materiais de construção para uso familiar e pessoal.
Os senhores vereadores não tem pulso e sofrem pressão do assessor.
Responder
0 # De Tonecas Silva 28-11-2017 09:28
Os pobres não foram feitos para a política, mas para sustentar o poder dos políticos.
A Reforma Política é a concretização dos desejos de uma maioria de denunciados por corrupção; “permanecer no poder através de um processo eleitoral engessado, contra a renovação”. Nesta inequação não consideram a inteligência do eleitor...Gil é um malcriado, Ângelo paxenxa...Deixem de Tonecas Silva entrar o poder...
Responder
-1 # De Tunecas Silva 28-11-2017 09:23
Os pobres não foram feitos para a política, mas para sustentar o poder dos políticos
Política anacrônica e políticos corruptos produzem pobreza, esse é o BRASIL que vivemos hoje, que se preocupa apenas em formar consumidores vorazes e ignorantes, tornando o povo verdadeiros escravos do sistema financeiro onde só prospera banqueiros. Gil é um malcriado, Ângelo um presidente sem escrúpulo, e mais...Deem lugar a família silva...kkkkk
Responder
0 # Brincadera 28-11-2017 09:13
Quando qualquer um chega ao poder ...
Responder
0 # Atento 28-11-2017 09:05
Bem visto... pelo bem de todos os Municipes dos Picos e pela transparencia e legalidade as contas têm que serem prestadas.
Srº Presidente durante si campanha é acusa si adversário públicamente ma ka presta conta e goçi go é el k sta bem fazi kel k e critica seriamente ma e errado.
Si Secretário (primo-irmão) é más um k nada de contas e ka ta percebe ti k djentis de si partido sa ta critical de si postura e actuação...
Nhôs compo maneras pa devagar ka panha nhôs, pmd Presidente de Assembleia é mas 1º k Presidente de Câmara. Si é kré e ta exonera nhôs de cargo, principalmente anhó Srº SECRETÁRIO, k más sta brinca ku kara de es Srº k poi nhôs vence eleição na Picos.
Responder
0 # Picos merece 28-11-2017 08:35
Picos esta meste eleição antecipado, pmd Cúpulas Vazzzzzz.....ca sta serve, Sr. Ulisses nu toma medidas pmd é comissão de nho k tenenu nes penúria na picos....fazedo sondagem djobe presidente k ta servi população de picos...mas nhos fase falcatrua ti k Angelo fica....mas é consigue ganha eleiçoes, gracas a nós presidente de Assembleia(Custodio Lopes).....es ca ta apresenta contas pmd es ca tem cupulas capazes de elabora balancete....Pam finda in ta pergunta sr secretario municipal se el é ca professor de contabilidade?
Responder
+1 # Picos merece 28-11-2017 08:23
Boa Custodio, um bocadinho atrasado, mas nunca é tarde, força.....
Responder
0 # Familia Vaz 28-11-2017 09:47
Dê poder a filhas de Tonecas
Responder