• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Preso mata preso na Cadeia de São Martinho
Sociedade

Preso mata preso na Cadeia de São Martinho

Homicídio aconteceu esta manhã, 31, após briga entre dois reclusos condenados.

Uma briga entre presos já condenados, colocados no complexo número 2 da Cadeia de São Martinho, na Praia, resultou hoje na morte de um dos presidiários.

Fonte de Santiago Magazine conta que o preso conhecido por Fifinho, condenado por assaltos e roubos, brigou com seu companheiro de cela, Gerson da localidade de Matão, Ribeira Grande de Santiago, e a cumprir pena por violação sexual.

Na refrega, Fifinho terá sacado de um punhal (normalmente os presos fazem a partir de ossos que vêm nos pratos de comida) e desferiu um golpe letal no pescoço de Gerson, que morreu ali mesmo.

A vítima, segundo as nossas fontes, demorou horas no chão porque na altura não havia no local nenhum veículo da Cadeia Central da Praia para prestar socorro – corpo de Gerson foi há instantes encaminhado para a morgue do Hospital Agostinho Neto.

Até este momento não se sabe quais as causas da briga entre os dois presidários, mas as nossas fontes atribuem a confusão a um suposto negócio de droga dentro da penitenciária.

A cadeia de São Martinho coloca apenas um agente prisional de segurança em cada sector. O maior estabelecimento carcerário do país tem dois complexos divididos em sectores – complexo 1, tem dois sectores e complexo 2 tem seis sectores, cada um supervisionado por um agente.

O complexo 2 foi feito para albergar quatro presos por cela, acontece que neste momento estão entre 8 e 10 reclusos em cada cela, o que evidencia a superlotação da prisão de Bombena, como é conhecida a cadeia central da Praia.

Há pouco tempo o presidente da associação dos agentes prisionais havia alertado para falta de segurança, para os presos e os guardas, na Cadeia Central da Praia. Acabou sendo alvo de um processo disciplinar que espera desfecho.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação