Quer debate para Francisco “prestar contas”, mas não diz nada sobre dinheiro pago ilegalmente à CVInterilhas
Entrelinhas

Quer debate para Francisco “prestar contas”, mas não diz nada sobre dinheiro pago ilegalmente à CVInterilhas

O candidato do MpD exige o debate para o presidente da Câmara Municipal da Praia prestar contas, mas ainda não esclareceu a opinião pública por qual razão o Ministério do Mar pagou indevidamente 86.477.867 ECV à CVInterilhas, conforme o parecer do Tribunal de Contas a propósito das Contas Gerais do Estado de 2021. Então, Korpu Rixu, quando presta contas às cabo-verdianas e aos cabo-verdianos? Ou é só conversa fiada?

Reiteradamente, o candidato do MpD à Câmara da Praia vem a público espernear, exigindo um debate público com Francisco Carvalho, para prestar contas, a quem acusa de não ter coragem, e atacando os órgãos de comunicação social do Estado por ainda não terem feito a sua vontade.

Como se sabe, o presidente da Câmara Municipal da Praia nunca se furtou a qualquer debate, mas não tem qualquer influência (nem quer ter) na RTC ou na Inforpress, tão-pouco é proprietário de um meio de comunicação.

Por tal, o debate que Abraão Vicente exige com estridência não está nas mãos de Francisco Carvalho que, por ser um democrata e defender a liberdade de imprensa, não pretende pressionar e condicionar a autonomia editorial dos meios de comunicação social, sejam do Estado ou privados.

Korpu Rixu, autoritário e contra a liberdade

Pelo contrário, Korpu Rixu, por mais de uma vez, já manifestou que convive mal com a liberdade de imprensa, precisamente porque a sua génese é autoritária e persecutória. Abraão odeia o jornalismo e os jornalistas!

Recuemos a março de 2017, era o também conhecido como Comissário-do-Governo-para-a-Cidade-da-Praia ministro da Cultura, com a tutela da comunicação social.

Abraão Vicente foi, então, acusado pelos jornalistas de querer instrumentalizar o setor público de comunicação social, provocando uma ida sua ao parlamento para prestar esclarecimentos.

O que queria Abraão?

Desde logo, referiu-se à Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC) como sendo parte integrante do seu ministério, confundindo os papéis entre tutelar a comunicação social e a gestão direta e interferência nos órgãos públicos de comunicação social. Mas, Abraão foi ainda mais longe, ao sustentar que os jornalistas não deveriam escrever livremente nas suas redes sociais, em violação do princípio constitucional da liberdade de opinião.

Abraão tem de prestar contas

O candidato do MpD exige o debate para o presidente da Câmara Municipal da Praia prestar contas, mas ainda não esclareceu a opinião pública por qual razão o Ministério do Mar pagou indevidamente 86.477.867 ECV à CVInterilhas, conforme o parecer do Tribunal de Contas a propósito das Contas Gerais do Estado de 2021.

Então, Korpu Rixu, quando presta contas às cabo-verdianas e aos cabo-verdianos? Ou é só conversa fiada?

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Casimiro centeio, 29 de Out de 2024

    Estou infelizmente habituado.
    É característica peculiar de um hipócrita ( hipócrita ordinário) anotar as falhas dos outros e fingir -se esquecer os seus próprios erros ( neste caso concreto, a vileza da corrupção) !
    Já agora pergunto a esse candidato fanfarrão, se é um democrata termómetro ou um democrara termostata ?

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.