O primeiro navio a escalar o Porto Grande nesta retoma do turismo de cruzeiro é o EUROPE 2, proveniente do Porto de Tenerife, e que é esperado hoje no Porto Grande do Mindelo, anunciou a Enapor.
A empresa gestora dos portos de Cabo Verde informou ainda que esta escala do navio EUROPE 2 no Porto Grande do Mindelo é o primeiro de três itinerários que irá realizar no arquipélago durante o mês de Outubro, com paragens também no Porto da Praia, no dia 20, e no Porto Novo, no dia 21.
Este é, de acordo com a mesma fonte, “um novo capítulo” que começa a ser escrito no sector do turismo de cruzeiro nacional, após 19 meses de paralisação total, prevendo-se 68 escalas até final do ano.
Com o levantamento das restrições, os Portos de Cabo Verde, indicou a mesma fonte, voltarão a receber navios de cruzeiros com passageiros, e o navio EUROPE 2 é a primeira escala de cruzeiros com passageiros, desde o início da pandemia.
“Trata-se de um sinal animador” que servirá como um teste a um “regresso seguro” dos cruzeiros, assinalou a mesma fonte.
Tudo estabelecido atendendo às novas condições de segurança para a recepção desses navios, estabelecidas pelo Governo através da portaria N.º 78, publicada no BO de 30 de Julho de 2021.
Assim, a Enapor conta com uma retoma “progressiva e sustentada” dos cruzeiros e neste sentido, em concertação com as entidades de saúde e demais parceiros, encontram-se preparados para a recepção desses navios, com protocolos necessários ao cumprimento de todas as normas de higiene e segurança impostas pela situação epidemiológica actual.
A Enapor estimou para 2020 um crescimento de 14 por cento (%) no número de escalas de navios de cruzeiro, contudo devido ao fecho, em Março de 2020, motivado pela covid-19, registou-se uma “redução significativa” de escalas.
Comentários