O primeiro-ministro desloca-se esta terça-feira aos Emirados Árabes Unidos, à frente de uma delegação com uma agenda voltada para as celebrações do Dia Nacional de Cabo Verde na Expo 2020’Dubai, que se celebra a 3 de Fevereiro.
De acordo com uma nota governamental endereçada à Inforpress, Ulisses Correia e Silva preside na Expo 2020 Dubai, o Cabo Verde Investment Forum (CVIF – Expo Dubai 2020) a realizar-se, sexta-feira, 04, no Habtoor Grand Resort.
É esperado no CVIF – Expo Dubai 2020 a presença de mais de 150 grupos empresariais, representantes dos países participantes na Expo2020, representantes governamentais, instituições e fundos.
Pretende-se com esta iniciativa, impulsionar o comércio e os investimentos internos para Cabo Verde, pois o arquipélago almeja colocar em contacto empresários, investidores e instituições financeiras públicas e privadas, com vista a formalizar eventuais compromissos e contratos.
O fórum enquadra-se nas celebrações do dia 03 de Fevereiro de 2022, Dia Nacional de Cabo Verde na Expo 2020, com um programa considerado muito especial que inclui, entre outros, um momento cultural com artistas nacionais, além de encontros e contactos entre os promotores de projectos e instituições representadas no Médio Oriente.
Ainda durante a sua estada em Dubai, cita a missiva, o chefe do Executivo cumprirá uma agenda bilateral, com um encontro marcado com o seu homólogo.
A delegação cabo-verdiana é composta pelos membros do Governo, designadamente o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo, o ministro da Cultura e ministro do Mar, Abraão Vicente e a secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, bem como pelos empresários e artistas, com o propósito de celebrar o Dia Nacional de Cabo Verde.
Fundada a 02 de Dezembro de 1971, após a partida dos britânicos, a Federação dos Emirados Árabes Unidos é composta por sete emirados (dominados por Abu Dhabi e Dubai), tendo um Conselho Supremo que reúne os sete emires.
O Conselho Nacional Federal, composto por 40 membros, actua como um “parlamento” com um papel consultivo.
As relações entre Cabo Verde e os Emirados Árabes Unidos datam de Julho de 2006, altura em que as partes estabeleceram relações diplomáticas no acordo assinado com a tónica na questão da cooperação económico-financeira e ainda a possibilidade de explorar a vertente migração no quadro de acordos temporários neste domínio.
O chefe do Executivo cabo-verdiano permanecerá no Estado dos Emirados Árabes Unidos, de 1 a 5 de Fevereiro.
Comentários