Os preços dos produtos importados por Cabo Verde diminuíram 1,7%, em março, valor inferior em 0,4 pontos percentuais face ao registado no mês anterior, segundo o índice do comércio externo divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
De acordo com o INE, no mês passado, a variação positiva que contribuiu para atenuar a descida do índice ocorreu nos combustíveis, que teve uma subida de preços de 1,6%.
Em sentido contrário, registaram-se diminuições dos preços nos bens de consumo (-1,3%), bens intermédios (-4,6%) e bens de capital (-14,9%).
Na comparação homóloga, o INE constatou que o índice de preço da importação aumentou 5,1%, relativamente ao mês de março de 2018.
Quanto à exportação, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos fixou-se em 1,1% em março, valor superior em 2,8 pontos percentuais face ao registado no mês de fevereiro, prosseguiu o INE.
Comparativamente ao mês de março de 2018, o índice de preços na exportação registou um acréscimo de 6,1%, face ao valor observado em março deste ano.
Ainda segundo o INE, em março deste ano a taxa de variação registada pelo índice de termos de troca foi de 2,9%, valor superior em 2,4 pontos percentuais face ao registado no mês anterior.
Com Lusa
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários