Vai descolar em instantes do aeroporto de Toulouse, na França, com destino à cidade da Praia, o primeiro dos dois aviões ATR-72 anunciados há semanas para a frota da TACV. A aeronave, adquirida em sistema de Dry Lease de 10 anos, voará para todos os aeroportos e aeródromos do arquipélago.
Segundo informação obtida por Santiago Magazine, o novo aparelho fará escala técnica nas Canárias antes de continuar viagem para Cabo Verde, onde deverá aterrar, no aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, logo à noite.
Este novo ATR-72, com capacidade de 78 passageiros, foi adquirido em sistema de Dry Lease por dez anos, ou seja, a TACV paga apenas o aluguer da aeronave, sendo da responsabilidade da companhia aérea nacional a tripulação, a manutenção e seguros dom avião.
Assim que for concluído todo o processo de inspeção e obtiver o certificado de Operador Aéreo (AOC), emitido pela Agência de Aviação Civil, o novo ATR-72, irá voar em regime comercial para todos os aeroportos e aeródromos do país a serviço da TACV, antes de passar para a operar para a nova companhia aérea Linhas Aéreas de Cabo Verde (LACV).
Alias, Pedro Barros, presidente do Conselho de Administração da TACV, explicou há semanas atrás que, apesar de inicialmente operarem com a TACV, os aparelhos estão destinados à nova companhia Linhas Aéreas de Cabo Verde (LACV), cujo processo de certificação ainda está em curso, mas deverá ser concluído em breve.
“Enquanto a LACV não estiver operacional, a TACV irá assegurar os voos com essas aeronaves, mas o destino final será a nova transportadora aérea nacional”, clarificou então.
O segundo ATR-72 que irá integrar a nova frota da TACV chegará na próxima semana. É que a tripulação que traz esta quarta-feira o primeiro ATR-72 será a mesma que irá buscar o segundo avião, com as mesmas características da aeronave aguardada esta noite no Aeroporto Internacional Nelson Mandela.
Na sua página oficial no Facebook, o Governo já celebra o novo aparelho. “A primeira nova aeronave ATR72-600, com matrícula D4-CCM e número de série 1512, tem partida prevista de Toulouse às 14:00 horas (hora local), com escala técnica em Las Palmas, e previsão de chegada ao Aeroporto Internacional Nelson Mandela, da Praia, a partir das 20:30 horas (hora de Cabo Verde)”.
“Trata-se do primeiro de dois ATR72-600 que reforçarão a frota nacional. A segunda aeronave tem a sua chegada prevista para a próxima semana, contribuindo significativamente para a melhoria da conectividade aérea interilhas e para a resiliência operacional da transportadora”, afirma o Executivo.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine