Contribuintes já podem pagar impostos via internet
Economia

Contribuintes já podem pagar impostos via internet

Os contribuintes já podem efectuar o pagamento de todos os impostos on-line, beneficiando da nova ferramenta disponibilizada esta segunda-feira, 11, pela Direcção Nacional de Receitas do Estado em parceria com a Casa do Cidadão.

Esta informação foi avançada hoje, na Cidade da Praia, pela directora nacional de Receitas do Estado, Liza Vaz, durante a apresentação pública da referida ferramenta, colocada à disposição dos contribuintes.

Esta responsável explicou, em declarações à imprensa, que cada vez mais os contribuintes têm que ter formas “fáceis e expeditas” de cumprir as obrigações fiscais. “Com esta ferramenta, consegue-se fazer o pagamento de uma forma confortável em casa ou no trabalho, sem ter que se deslocar às repartições e bancos”, acrescentou.

De acordo com Liza Vaz, com esta iniciativa vai se ganhar em termos de tempo, comodidade e na facilitação do cumprimento. Além disso, acrescentou que terá também um impacto significativo em termos de “Doing Business” que mede, precisamente, o tempo do pagamento dos impostos.

A ferramenta, informou Liza Vaz, já está disponível on-line, no site Porton de Nos ilha, a partir de hoje, podendo, a qualquer momento, os contribuintes aceder a essa funcionalidade.

“Os nossos técnicos vão estar aqui a divulgar como fazer”, avançou a responsável dando ainda conta de “uma campanha ampla” de divulgação para dar a conhecer, através das rádios, jornais e parceiros sociais como utilizar e fazer desta ferramenta “uma peça útil” para o dia-a-dia.

Além do pagamento de impostos, os cidadãos poderão ainda, através desta ferramenta, proceder a consulta do Número de Identificação Fiscal (NIF). Tudo isto, segundo a dictora nacional de Receitas do Estado, criando todas as condições para que os utentes possam cumprir, de forma adequada, aquilo que são as suas obrigações tributárias.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.