Professor cabo-verdiano ganha bolsa de pós-doutoramento sénior numa das mais prestigiadas academias de Matemática do Mundo
Diáspora

Professor cabo-verdiano ganha bolsa de pós-doutoramento sénior numa das mais prestigiadas academias de Matemática do Mundo

O professor Gastão Frederico acaba de ser seleccionado para frequentar um curso de pós-doutoramento sénior no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), simplesmente uma das mais prestigiadas instituições do mundo na matéria, responsável pelo ingresso do Brasil na elite mundial da União Internacional de Matemática, juntamente com Alemanha, EUA, China e Canadá e mais outros cinco pesos pesados.

Frederico, docente na Universidade Federal do Ceará, ganhou esta bolsa de mérito puramente científica de um universo de dezenas de candidatos, todos tendo como requisito base trabalhos científicos já publicados em revistas conceituadas da especialidade. Ou seja, segundo o próprio matemático explicou ao Santiago Magazine, os candidatos foram avaliados pela qualidade dos artigos científicos publicados em revistas internacionais especializadas com Referee nos últimos 5 anos. 

O IMECC é uma das mais prestigiadas instituições brasileiras (e não só) na área de investigação matemática.  A produção científica em matemática do IMECC foi a principal responsável para a entrada do Brasil no Grupo 5  da União Internacional de Matemática  (Grupo de Elite da UIM:  Alemanha, Brasil, Canadá, China, EUA. França, Israel. Itália, Japão, Reino Unido, Rússia).

A União Internacional de Matemática possui ao todo 76 membros, que estão divididos em 5 grupos, sendo o Grupo 5 formado por 10 nações e considerado como grupo de elite da pesquisa em matemática mundial O Brasil, no início de 2018, passou a integrar esse grupo de elite tendo, em 2017, sido responsável por 2,35% da produção mundial de matemática.

A bolsa tem duração de seis meses, renovável por mais seis meses, e acontecerá no IMECC, Universidade Estadual de Campinas.

Em 2016, Gastão Frederico, docente na Universidade Federal do Ceará, no Brasil, viu o seu trabalho ser distinguido pela prestigiada agência Thomson Reuters Highly Cited Researcher, que premeia os autores dos trabalhos mais citados nas respectivas áreas de estudo a nível mundial.

Foi (e ainda é) a primeira vez que um professor universitário cabo-verdiano recebe uma distinção pela publicação dos seus trabalhos em revistas científicas internacionais.

Gastão Frederico, doutorado pela Universidade de Aveiro, Portugal, está actualmente a leccionar na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, na qualidade de professor visitante. Possui doutorado em Matemática pelas Universidades de Aveiro (2009) e Cabo Verde. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Cálculo das Variações e Controle Ótimo.

 

 

 

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.