A administração da página “Orgulho Nacional” na rede social Facebook presta este sábado, 14, um tributo ao músico e diplomata Humberto Bettencourt Santos, também conhecido como Humbertona, no espaço “Voz di Rua”, em Roterdão (Holanda).
“Orgulho Nacional” foi criada pela activista social Any Delgado e visa promover a cultura cabo-verdiana e motivar os cabo-verdianos a apoiar a candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade.
Um dos objectivos da página é homenagear aqueles que “muito fizeram” para Cabo Verde, dando “mais foco” a música e à morna.
O tributo a Hmbertona, segundo disse à Inforpress a administradora da página, Any Delgado, é uma maneira de mostrar ao guitarrista que ele continua a ser “acarinhado e nunca será esquecido”.
“Os solos de Humbertona estarão para sempre marcados na história da música de Cabo Verde”, afirmou, apontando os temas como “Sodade”, “Dispidida”, “Resposta de segredo cu mar” ou “Miss Perfumado”.
Para este tributo são esperadas as actuações de Armindo Pires, Nando Silva, António Herculano e Armando Tito.
“Humbertona é uma das referências do violão cabo-verdiano, solista de excelência e possuidor de um virtuosismo nato na execução do violão, ao qual impõe um estilo característico e diferenciador”, lê-se na página “Orgulho Nacional”.
Actualmente é cônsul honorário da Holanda e Bélgica, consultor e membro da comissão de honra da candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade.
Com Inforpress
Comentários