Se 65% dos eleitores, em 2024, já disseram em pesquisas de opinião que o Governo está no Caminho errado, a mudança esperada não pode ser a cosmética de trocar uma esposa pelo marido no Governo mas, no mínimo, mexidas nas bases estruturais do executivo, o que não foi feito! O treinador resolveu manter os jogadores que contribuíram para a equipa sofrer golos ao longo da partida e espera dar a volta ao resultado no tempo-extra do jogo?!!! O Governo continua a navegar “sem djobi pa lado” contra ventos e marés até encontrar o próximo rochedo no meio do caminho e afundar de vez!
A evolução do nível de confiança no Primeiro Ministro medido pelo afrobarometer de 2014 a 2024 (https://www.afrobarometer.org/countries/cabo-verde/) mostra que houve uma queda acentuada de mais de 54% num período de apenas 10 anos.
1. Em 2014 (Governo de José Maria Neves - PAICV), 67,6% dos eleitores afirmaram que confiavam um pouco, bastante ou muito no Primeiro Ministro.
2. Em 2024 (Governo de Ulisses Correia e Silva – MpD), 31% dos eleitores responderam que confiavam um pouco, bastante ou muito no Primeiro Ministro.
3. Observa-se que durante todo o período da governação do MpD, de 2016 a 2024, há uma tendência declinante no nível de confiança no PM, Ulisses Correia e Silva, que contava com um índice de confiança de 66.5%, em 2017, no 1º ano de seu Governo e que cai, continuamente, nas avaliações seguintes até chegar ao patamar de 31% de confiança, em 2024.
4. É importante realçar que o levantamento do afrobarometer de 2024 foi feito entre agosto e setembro de 2024, portanto, pelo menos, três meses antes das eleições autárquicas de dezembro de 2024.
5. O resultado das eleições autárquicas de 01/12/24 refletiu, exatamente, o nível de perda de confiança expressada pelos eleitores na última rodada da sondagem do afrobarometer: segundo os dados colhidos o PM, Ulisses, contava com 31% de confiança dos eleitores residentes e o resultado eleitoral foi 31,82% de Câmaras Municipais vencidas pelo MpD!
6. Conclusão: o MpD está, ligeiramente, mais forte do que o seu Presidente em termos eleitorais, ou seja, Ulisses Correia e Silva contribui mais para prejudicar, eleitoralmente, o partido do que o contrário.
7. Nesse sentido, se percebe o quanto foi danoso e desastroso ao MpD a declaração de Ulisses sobre tomar a Câmara Municipal da Praia custe o que custasse! O resultado foi, além da derrota retumbante de seu candidato autárquico, mas também uma revolta eleitoral generalizada e sincronizada ao nível nacional, levando à hecatombe de 15 a 07 Câmaras Municipais vencidas pelo PAICV!
8. A suposta remodelação governamental que seguiu à derrota eleitoral autárquica de 2024 servirá para provocar mais descontentamentos nas hostes ventoinhas, maior descontentamento popular e piora nos índices de confiança no PM quando os eleitores se aperceberem que os resultados políticos e administrativos não estão melhorando.
9. Se 65% dos eleitores, em 2024, já disseram em pesquisas de opinião que o Governo está no Caminho errado, a mudança esperada não pode ser a cosmética de trocar uma esposa pelo marido no Governo mas, no mínimo, mexidas nas bases estruturais do executivo, o que não foi feito!
10. O treinador resolveu manter os jogadores que contribuíram para a equipa sofrer golos ao longo da partida e espera dar a volta ao resultado no tempo-extra do jogo?!!!
O Governo continua a navegar “sem djobi pa lado” contra ventos e marés até encontrar o próximo rochedo no meio do caminho e afundar de vez!
Comentários
João Mendes, 18 de Fev de 2025
Ninguém entende a continuação de Gilberto Silva no Ministério da Agricultura e Ambiente. Está a ser contestado em todas as ilhas. Limita-se hoje a colocar amigos nos cargos. A sua política fracassou em toda a linha. A dívida com o banco húngaro já vai em 42 milhões de euros e ainda ninguém viu água dessalinizada para rega.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Casimiro centeio, 15 de Fev de 2025
A maior mentira que Ulisses já contou é dizer a si mesmo que é o Primeiro -Ministro, enquanto devia dizer que é o ÚLTIMO MINISTRO DOS MINISTROS.
Há dias ele (suponho ser ele) chamou -me de "fanático"... Será que todo o mundo de mente aberta é igualmente fanático ?
É assim, os manipuladores ficam irascíveis quando não nos podem manipular !
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.