A Guerra do Lixo
Colunista

A Guerra do Lixo

Cuidado com os falsos humildes que têm como objectivo a progressão na carreira política. Estes nada vão fazer pelos munícipes mas sim, só para eles próprios, até atingirem o seu propósito. Não se deixem enganar por guerrinhas e verborreias de Facebook.

É curiosa esta “Guerra do lixo” no município da Praia, que temos estado a assistir nas redes sociais.

O candidato apoiado pelo partido no governo e demais simpatizantes (que sabemos serem poucos), têm usado imagens de contentores a abarrotar, para criticarem a gestão do actual Presidente da Camara, ainda em funções.
O lixo é um problema grave. Para além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública principalmente com o surgimento de casos de Dengue em Cabo Verde.

Ninguém quer ver a cidade capital do país com lixo pelas ruas. O próprio Francisco Carvalho tem tomado medidas face à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos negativos e os seus efeitos no turismo da capital.

Há muitos mais desafios nas autarquias que só a recolha do lixo. Avaliem bem o vosso município e/ou comunidade, antes de votarem nas próximas eleições.

Todos os dias quando se levantarem, reparem bem se têm água nas torneiras e como funciona a rede de esgotos; o estado da rua da vossa casa e o trajecto até ao local de trabalho; se há serviços de transporte públicos, se há escolas e infantários, se existe posto de saúde, médico de família e hospitais; se é seguro andar nas ruas, se existem agentes de segurança pública, se há um gabinete de apoio às famílias carenciadas…

A gestão de um município é muito mais do que contentores cheios de lixo.

Essa mesma guerra já não se aplica em São Vicente ou em outros municípios do país cujos actuais Presidentes são da mesma cor política do governo.

Aliás, em São Vicente, são tantos os problemas existentes e de conhecimento geral (alguns tão ou mais graves que na cidade capital), mas nenhum membro ou simpatizante do MpD expõe nas redes sociais.

Cuidado com os falsos humildes que têm como objectivo a progressão na carreira política. Estes nada vão fazer pelos munícipes mas sim, só para eles próprios, até atingirem o seu propósito.

Não se deixem enganar por guerrinhas e verborreias de Facebook.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Casimiro Centeio, 7 de Out de 2024

    O problema não é do lixo, mas dos "LIXOS-HUMANOS" que andam ou mandam emborcando os contentores do lixo nos bairros da cidade da Praia, com o intuito de responsabilizar a atual Câmara da má gestão do lixo.
    É campanha eleitoral ! Mas uma campanha dos cabardes que, pela natureza própria, são desprovidos da decência ética e moral !
    Estamos de atalaia: cedo ou tarde serão apanhados com a boca na tigela !

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.