Estão abertas candidaturas para bolsas de estudo na República Checa. Medicina, Engenharia energética e Ambiente e Recursos Naturais são as áreas tidas como prioridade este ano.
À semelhança dos anos recentes, a República Checa disponibiliza vagas para o curso superior a estudantes cabo-verdianos. A novidade para o ano lectivo 2018/19 é que para além do curso de Medicina, que vinha sendo a tradição no que se refere à cooperação a nível do ensino superior, os estudantes que terminaram o ensino secundário vão poder se candidatar outros cursos nas universidades públicas checas.
“Vale referir, entretanto, que para além da medicina, são recomendadas algumas áreas, como Ambiente e Recursos Naturais e Engenharia Energética”, diz Valdmiro Segredo, Cônsul honorário da República Checa em Cabo Verde.
Os interessados devem fazer a candidatura online, pelo site http://registr.dzs.cz/registr.nsf até 30 de Setembro do corrente ano. Feito o registo online, serão submetidos a um teste de aptidão geral para estudos universitários. A fase seguinte, caso o candidato seja selecionado, será uma entrevista pessoal, a ser realizada através da Embaixada da República Checa em Portugal via Skype ou presencialmente no Consulado Honorário da República Checa em Cabo Verde.
Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal de 500 euros e, no primeiro ano, farão um curso intensivo de checo, pré-requisito para o passo seguinte, ou seja, a realização de provas específicas – do curso escolhido – para a entrada numa Faculdade Checa. Para mais informações, acesse o http://www.msmt.cz/eu-and-international-affairs/government-scholarships-developing-countries
Comentários