Quer ir estudar à República Checa? Há três vagas para bolsas de estudo
Sociedade

Quer ir estudar à República Checa? Há três vagas para bolsas de estudo

Estão abertas candidaturas para bolsas de estudo na República Checa. Medicina, Engenharia energética e Ambiente e Recursos Naturais são as áreas tidas como prioridade este ano.

À semelhança dos anos recentes, a República Checa disponibiliza vagas para o curso superior a estudantes cabo-verdianos. A novidade para o ano lectivo 2018/19 é que para além do curso de Medicina, que vinha sendo a tradição no que se refere à cooperação a nível do ensino superior, os estudantes que terminaram o ensino secundário vão poder se candidatar outros cursos nas universidades públicas checas.

“Vale referir, entretanto, que para além da medicina, são recomendadas algumas áreas, como Ambiente e Recursos Naturais e Engenharia Energética”, diz Valdmiro Segredo, Cônsul honorário da República Checa em Cabo Verde.

Os interessados devem fazer a candidatura online, pelo site  http://registr.dzs.cz/registr.nsf até 30 de Setembro do corrente ano. Feito o registo online, serão submetidos a um teste de aptidão geral para estudos universitários. A fase seguinte, caso o candidato seja selecionado, será uma entrevista pessoal, a ser realizada através da Embaixada da República Checa em Portugal via Skype ou presencialmente no Consulado Honorário da República Checa em Cabo Verde.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal de 500 euros e, no primeiro ano, farão um curso intensivo de checo, pré-requisito para o passo seguinte, ou seja, a realização de provas específicas – do curso escolhido – para a entrada numa Faculdade Checa. Para mais informações, acesse o http://www.msmt.cz/eu-and-international-affairs/government-scholarships-developing-countries

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.