A cidade de Assomada, no município de Santa Catarina comemora esta segunda-feira, 13 de maio, os seus 18 anos da elevação à categoria de cidade e sua santa padroeira, Nossa Senhora de Fátima como uma “verdadeira cidade e não apenas cidade no decreto”.
A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina (Santiago), José Alves Fernandes, argumentando que a requalificação do centro da cidade de Assomada é prova de que o desenvolvimento chegou ao município e a um “ritmo bastante acelerado”.
A requalificação urbana do centro da cidade de Assomada contemplou a Avenida da Liberdade, Rua Pedonal e asfaltagem de alguns bairros da urbe, num investimento de 145 mil contos com recurso à banca, e mais 30 mil contos para drenagem e recuperação de toda a área verde financiado pelo Governo, através do Fundo do Ambiente.
Segundo dados do INE, actualmente vive em Assomada aproximadamente 40% (18.400 habitantes) da população do concelho de Santa Catarina. A vila de Assomada, sub-dividida em 22 bairros foi elevada à categoria de cidade, através do decreto-lei 7/2001, de 26 de Março.
“Hoje não temos uma cidade apenas no decreto, mas uma verdadeira cidade, completamente requalificada, mais embelezada, mais competitiva, mais aprazível”, declarou, assegurando que vão continuar nesta senda visando recuperar a auto-estima e orgulho de todos os santa-catarinenses.
Para o centro da cidade de Assomada, conforme indicou, falta ainda a conclusão do terminal de passageiros, visando a arrumação do trânsito na urbe, que vai ser inaugurada ainda no decurso deste ano.
Por outro lado, o autarca fez saber que, também durante o ano de 2019, outros bairros da cidade de Assomada vão beneficiar de obras de requalificação urbana e ambiental mormente Cumbém, Achada Riba,Nhagar, Bolanha e entre outros a serem anunciados oportunamente. As intervenções a serem feitas no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), no dizer do autarca, vão valorizar os investimentos já feitos nesses bairros da cidade de Assomada, e que acima de tudo vai melhorar a qualidade de vida.
Na ocasião, reiterou que o investimento tem sido “extensivo” a todas as localidades do concelho e não apenas no centro da cidade de Assomada, referindo-se à requalificação urbana e ambiental, estradas, habitação social e electrificação.
Para assinalar as festividades do 13 de Maio, foram preparadas um leque de actividades culturais, desportivas e inaugurações que arrancaram desde os meados de Abril, que culminam hoje, com uma eucaristia.
Com Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários