Efectivamente em 7 anos (84 longos meses) já constatamos que o Senhor será sem sombras de dúvidas, o primeiro Chefe de Governo que entregará ao seu sucessor um país bem pior do que recebeu!!
Tinha colocado de lado, até hoje, qualquer referência à sua pessoa nesta qualidade!! E ainda me imiscuir na vida do seu partido de que fui natural simpatizante desde o seu surgimento até o Senhor chegar à liderança onde literalmente moldou à sua imagem e intenção pessoal uma máquina partidária que hoje tem o condão de afastar muitos militantes e simpatizantes do seu seio. Deixou na prática de ser uma estrutura colegial. Ficou tudo travestido no peculiar modo que usa de “sem djobeh pa lado” mas de orelhas de elefante para captar e escutar enviesadamente tudo que lhe dizem!!
Ontem, talvez porque não tem tido mãos nas suas hostes, um seu rapazinho de maus recados e comportamento, Euclides da Silva, num ataque ignóbil e sórdido, insultou-me directamente e a mais dois amigos que, no quadro da cidadania, comentamos regularmente sobre aspectos negativos da actual governação. Algo natural no quadro da democracia que todos almejamos. Um país sem mordaças onde a palavra é sagrada.
O seu partido que já teve momentos áureos na vida política deste nosso país não pode aproveitar-se, por estar no poder, para lançar caninamente esses ambiciosos jovens em cruzadas de insultos e difamação sobre os opositores ou cidadãos que exercem cívica e educadamente a sua cidadania. Há princípios éticos na vida política que devem ser mantidos e preservados. Infelizmente assistimos a uma degradação permanente desses valores que vínhamos cultivando.
O Senhor, será dentro de dias confrontado por um militante de primeira hora, com provas e absoluta dedicação dadas ao MPD. Um quadro assaz descontente, com os desvios observados na linha de conduta partidária, que se dispôs a desafia-lo pela forma desarticulada e medíocre como o Senhor tem conduzido o MPD e em consequência directa o país. O pertinente e assertivo desafio do Dr. Orlando Dias é uma resposta clara à forma como o Senhor tem descurado da governação de Cabo Verde!!
Felizmente, face a esta mediocridade generalizada, temos que reconhecer que o Dr. Orlando Dias, tem toda a razão e legitimidade para achar que o Senhor já comprovou não ter dado provas de capacidade, justeza e pragmatismo para continuar a liderar o vosso partido.
Efectivamente em 7 anos (84 longos meses) já constatamos que o Senhor será sem sombras de dúvidas, o primeiro Chefe de Governo que entregará ao seu sucessor um país bem pior do que recebeu!!
Em todos os aspectos!!
Nos sectores da saúde, na educação, na pobreza crescente e fome alargada, nunca antes vista, após a Independência!!
Não fosse só estes dados sociais degradantes ainda temos uma elevada taxa de desemprego, especialmente na camada jovem!
Uma dívida externa galopante, incontrolável e que considero impagável, acrescida de permanente intransparencia e opacidade na gestão da coisa pública.
Existe um sentimento de insegurança generalizada, com uma criminalidade em subida permanente, em que os cidadãos e suas famílias permanecem confinados em suas casas após o anoitecer, especialmente na capital. Dotou-se de uma administração pública lerda e povoada de impreparados!! Incluindo o seu pelotão de ministros e secretários de Estado, Directores Nacionais, Directores Gerais, CEO, s de empresas públicas e Institutos, assessores e outros com contratos de gestão, em que a grande parte pouco ou nada sabem e menos fazem!! Mas gozando todos de proteção desmesurada e altas remunerações! Quase todos arrebanhados nas suas hostes partidárias!! Tem o sector de transportes num autêntico caos e transformado em grande sorvedouro de recursos!!
Conseguiu, salvo uma excepção ou outra, ter o sector empresarial do Estado em crise deficitária permanente!
Chegamos ao ponto em que os cidadãos já não têm confiança nas instituições da República! Hoje é fácil constatar a degradação permanente de princípios éticos e morais nesta sua gestão.
O Senhor é o principal culpado e promotor desta corrosão de valores.
Isto é o País que o Ulisses Correia e Silva passará a quem o substituir. Em sete anos o Senhor conseguiu transformar um país de esperança numa autêntica manta de retalhos e buracos onde prevalece o desânimo, o desespero em milhares de famílias, a pobreza extrema em crescimento e o desejo de emigrar!
Estes os resultados perversos e indignos para a Nação e contrários a tudo o que prometeu em 2016 e continua teimosamente a prometer.
Pelo uso abusivo que fez do seu estatuto, em viagens e deslocações de campanha para as eleições e mil promessas ao pé de ouvido que terá feito aos Delegados é provável que saía vencedor desta desigual liça de peças marcadas.
Mas deixe-me lhe dizer que será uma vitória de Pirro!!
Desta forma seu partido e mesmo o Senhor sairão muito enfraquecidos!! Estou convicto que, no final, com alguma réstia de pudor que lhe restará da boa educação que teve, lhe faltará verbo para festejar a legitimidade da sua possível vitória!
Comentários