PAICV Santiago Norte realiza encontro anual com foco em renovação e preparação para as legislativas de 2026
Política

PAICV Santiago Norte realiza encontro anual com foco em renovação e preparação para as legislativas de 2026

A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago Norte realizou este domingo, 20, em São Miguel o seu encontro anual, focado na renovação partidária e na preparação estratégica para as legislativas de 2026, com o objectivo de as vencer.

O evento contou com a presença do presidente do PAICV, Francisco Carvalho, e foi assinalado como uma “importante etapa” para o fortalecimento da militância e no alinhamento das estratégias do partido na região.

Durante a cerimónia, Francisco Carvalho destacou a necessidade de o partido interiorizar a fase de renovação e enfatizou que essa mudança deve ser feita com foco no futuro, sem avaliações pessoais, mas com uma visão de progresso colectivo.

“Estamos num momento de renovação, de olhar para o futuro, de fazer mais e melhor, com união e determinação e o congresso permitiu-nos consolidar uma lista única, que representa a força do PAICV na região e no país”, afirmou.

O líder partidário reforçou que o objectivo principal é vencer as eleições de 2026, promovendo propostas que, segundo ele, vão ao encontro das expectativas dos cabo-verdianos, como o acesso à saúde, universidade pública gratuita, garantia de propinas para estudantes do sector privado, e melhorias na mobilidade inter-ilhas, incluindo passagens de barco por 500 escudos e voos por cinco mil escudos

“Estas propostas foram pensadas profundamente, considerando os sonhos e necessidades do nosso povo. O nosso compromisso é representar e satisfazer os anseios da população”, declarou.

Francisco Carvalho também alertou para o actual cenário político, criticando a gestão do Governo liderado pelo MpD, que considera estar “esgotado, com medidas paliativas e sem ideias inovadoras”, ressaltando que o PAICV tem os seus próprios instrumentos para fazer face a esta situação.

“O melhor instrumento que temos é a verdade, a transparência, a competência, a justiça e o amor ao próximo. Precisamos trabalhar com firmeza, olhos abertos, mas sempre com amor e a partilha”, ressaltou.

No que diz respeito às próximas etapas, o presidente do PAICV destacou a importância de um bom desempenho nas legislativas para garantir a renovação das câmaras municipais lideradas pelo partido e recuperar os mandatos perdidos.

“O sucesso nas legislativas é essencial para podermos avançar também nas autárquicas, com o objectivo de renovar e fortalecer a nossa presença em toda a região”, afirmou.

Por sua vez, a presidente da CPR de Santiago Norte, Carla Carvalho, destacou desafios da região e elencou as prioridades em áreas de desenvolvimento local, como investimentos na agricultura, mobilização de água, melhorias na saúde e na infraestrutura, além de acções para reduzir a emigração.

“Precisamos de investimentos na agricultura e na saúde, melhorar o acesso à educação e criar condições para que os jovens tenham esperança e oportunidades aqui mesmo na nossa região”, afirmou.

Ela reforçou o compromisso do PAICV de trabalhar arduamente para vencer as próximas eleições e garantir que o progresso do país, realçando que a região de Santiago Norte “é um exemplo” de potencial em sectores como agricultura, pesca, infraestrutura e habitação social.

“O nosso desafio é cortar o ciclo da emigração e mostrar que aqui também podemos ter um futuro promissor”, concluiu.

No encontro, a nova assembleia regional foi oficialmente eleita, com Mário Sanches, de Santa Cruz, como presidente, o vice-presidente de Santa Catarina e a secretária, de São Salvador do Mundo.

Foi igualmente eleito o Secretariado Regional, com representação dos outros municípios da região, visando consolidar uma estrutura mais plural e democrática para o fortalecimento do partido na região.

Partilhe esta notícia