• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
JpD elege nova coordenação em Santa Catarina de Santiago
Política

JpD elege nova coordenação em Santa Catarina de Santiago

Santa Catarina de Santiago acolheu este sábado a primeira Assembleia Concelhia Electiva da Juventude para a Democracia (JpD) do município.

O acto, que foi presidido pelo presidente da (JpD) Euclides Silva, teve lugar no auditório da Universidade de Santiago, Campus da Bolanha, e elegeu para a liderança o jovem, Sandeney Fernandes. Na mesma sessão foram ainda eleitos os demais órgãos dirigentes locais.

Mestre em Economia pela Faculdade Economia da Universidade do Porto (FEUP) Sandeney Fernandes trabalha na empresa Águas de Santiago e vai assumir o cargo a partir do dia 5 de Agosto para “continuar a realizar a juventude santa-catarinense com muita responsabilidade, trabalho e dedicação”.

Candidato único, o eleito propõe para Santa Catarina “uma associação voltada para todos os jovens e não somente para os militantes”.

Quanto aos projectos, Fernandes quer “uma JpD descentralizada, focada na formação cívica e profissional para junto com os demais coordenadores de outros concelhos da região santiago norte, desenhar programas de actividades que beneficiem os jovens”.

E elegeu já como prioridade “focar no empreendedorismo, sobretudo agrícola e ambiental que são as características deste município”.

Já o coordenador cessante, Emanuel Coima, diz que deixa a coordenação com a ideia do dever cumprido e que espera da nova direcção, muita força e garra para ultrapassar os desafios que a juventude de Santa Catarina vem enfrentando”.

O presidente da Câmara Municipal, José Alves, que presidiu a abertura do evento, diz que tem uma boa percepção da nova coordenação da JpD de Santa Catarina e promete estar sempre disponível para auxiliar no que for preciso.

“Somos um concelho maioritariamente jovem pelo que a nossa política pública tem que estar ligado a acções que beneficiem a juventude e voltado para os problemas estruturantes desta camada, como o caso do desemprego”, reconheceu Alves, para afirmar que conhece bem as exigências de uma coordenação e por isso deseja sucessos aos novos órgãos dirigentes. “Quero ser um parceiro leal e disponível”, salienta.

Sob o lema “Por uma juventude de excelência a pensar e realizar Santa Catarina” a assembleia contou com a presença de alguns dirigentes da Camara Municipal e jovens militantes do partido ventoinha de Santa Catarina.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação