O Grupo Parlamentar do PAICV encontra-se em jornadas descentralizadas na ilha da Boa Vista, até domingo, 22, com visitas a instituições, encontros com a população local e deslocações aos povoados para “tomar pulso à realidade local”.
O Grupo Parlamentar (GP) do PAICV iniciou os trabalhos com visita à Sociedade de Desenvolvimento das Ilhas da Boa Vista e do Maio, seguida do Centro de Saúde da Boa Vista e também foram ao Centro de Saúde Reprodutiva.
O deputado Walter Évora disse que a questão da saúde na ilha da Boa Vista está no centro das atenções nestas jornadas e constataram que ainda há uma grande carência a nível da prestação de serviços de saúde aos boa-vistenses, sendo que precisam e merecem melhores condições de saúde.
“Todos constatamos que ainda há um grande problema de evacuações que é o grande recurso que a estrutura local tem para dar às pessoas que precisam de saúde. Não há condições locais para cirurgias, não há condições locais para fazer parto e ainda há uma grande necessidade de evacuações”, disse Walter Évora.
O mesmo afirmou ser “inadmissível” que haja na Boa Vista uma estrutura construída, totalmente equipada, e que ainda o Governo não tenha tido capacidade para pôr a funcionar o Centro de Saúde Reprodutiva e dar os devidos serviços de saúde às grávidas, crianças e vítimas de VBG.
Esta quarta-feira, 18, o GP do PAICV visitou a Câmara Municipal da Boa Vista que apresentou aos deputados um balanço da gestão, a nível de infra-estrutura, saneamento básico, saúde, protecção civil, desporto, pesca e pecuária.
O deputado Walter Évora afirmou também que o Grupo Parlamentar vai recolher todas as necessidades da ilha durante estes dias e vão levar para colocar na ordem do dia do debate parlamentar e fazer pressão junto do Governo de Cabo Verde com vista à resolução dos problemas.
Para hoje à tarde ainda estão programadas visitas aos agricultores dos povoados do Norte, uma actividade no âmbito das celebrações do Centenário de Amílcar Cabral, à noite, e de sexta-feira, 20, a domingo, 22 de Setembro, vão visitar os restantes povoados e bairros da ilha.
Comentários