• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Quem comprou TACV?
Ponto de Vista

Quem comprou TACV?

Quem comprou a TACV, é a Loftleidir Icelandic, companhia aérea subsidiária do grupo islandês Icelandair. Falamos de comerciantes da Islândia.

Você sabia que a Islândia em população é menor do que Cabo Verde? Sim, Islândia tinha em 2017 apenas 339.747 habitantes. A Islândia fica na parte norte do Oceano Atlântico. Islândia também é uma ilha. É o país mais ocidental da Europa.

O poder económico

A economia da Islândia não é forte em comparação com outros países dos vikinhos. Então, quem faz negócios com a Islândia não tem garantia de trazer grandes peixes na rede. Não estou falando de bacalhau. De fato, é muito arriscado negociar com certos empresários da Islândia na área de aviação. Nós, holandeses, (sou cabo-verdiano de nascimento, mas agora estou a escrevendo com meus óculos holandês) considero os islandeses como empresários que podem embalar bem os seus produtos. E eles sabem exatamente como lidar com os sentimentos de negociadores entusiastas. Para ilustrar, levo o leitor para o passado: o papel dos irlandeses antes da crise econômica.

Crise económica

Antes da crise económica, os bancos islandeses eram ativos em países como o Reino Unido e os Países Baixos. Ao oferecer taxas de juros atraentes, conseguiram persuadir muitas pessoas a abrir uma conta nos seus bancos.

Depois veio a crise económica e os bancos Islandês não conseguiam mais cumprir suas obrigações e um grande número de clientes recorreu ao "sistema de garantia" criado para proteger, em particular, os pequenos investidores contra a falência do banco irlandês.

O governo também não consegui reembolsar todos os fundos depositados. A Islândia recebeu um empréstimo para que o país ainda pudesse cumprir todas as suas obrigações. Mas o pagamento dessa dívida poderá ter um impacto muito negativo na economia islandesa por muitos anos.

Dossier de venda

Estou ciente de que a TACV é 51% adquirida por comerciantes da Islândia. Eu também sei que a oposição no parlamento de Cabo Verde não teve acesso ao "dossier de vendas". Então, a questão é quem controla o controlador? Desculpe, essas podem ser novamente coisas holandesas. É verdade que a confiança é boa, mas é sempre melhor fazer tudo funcionar de uma forma transparente.

Perguntas

Muitos vão perguntar de que lado estou? Resposta será: ao lado de quem fez a pergunta. O que é certo, até agora, poucos perguntaram.

1. Quem é Loftleidir Icelandic, companhia aérea subsidiária do grupo islandês Icelandair?

2. Porque Loftleidir Icelandic, companhia aérea subsidiária do grupo islandês Icelandair interessou numa companhia falida?

3. Quem é o dono de 51%?

- Lofleidir?

- Icelandic?

- Grupo islandes Icelandair?

4. Companhia aérea subsidiaria? Como assim?

5. Quem foram os embaixadores de Cabo Verde na Islândia? Ninguém? Cabo Verde nunca teve relação externa com Islândia?

Enfim, desejo que o povo de Cabo Verde terá beneficie com este “negocio”. E, claro, o meu entusiasmo seria melhor se a TACV tivesse caído nas mãos de uma companhia com excelente reputação no campo da segurança, logística e recursos humanos.

Texto publicado pelo autor, Agostinho Santos, na sua página do facebook

Em nome de Zé Ninguém

Março 2019

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação