Associação Azágua assinala seis anos do Centro de Atendimento com lançamento de campanha solidária
Diáspora

Associação Azágua assinala seis anos do Centro de Atendimento com lançamento de campanha solidária

Esta sexta-feira, 24, a Associação Azágua comemora seis anos do seu Centro de Atendimento, este ano celebrado sob o signo da solidariedade.

Com efeito, tendo em consideração o difícil momento que se vive devido à pandemia que afeta o mundo, a Associação Azágua decidiu assinalar o sexto aniversário do seu Centro de Atendimento e Orientação (CA&O), com o lançamento de uma campanha de solidariedade para apoiar famílias mais carenciadas em Cabo Verde.

A campanha destina-se a todos os emigrantes cabo-verdianos residentes na Holanda e os apoios angariados serão destinados às famílias que vivem nos bairros de Vila Nova e arredores na cidade da Praia.

Tudo aconteceu no dia 24 de abril de 2014, quando o referido centro foi aberto, para servir a comunidade radicada no país das tulipas, tendo durante estes anos desenvolvido um trabalho permanente de atendimento e de orientação junto de emigrantes cabo-verdianos, assim como de outras nacionalidades, que procuram esse serviço voluntário e sem custos.

Nesta missão, o centro tem sido um intermediário e facilitador na resolução de problemas que os emigrantes enfrentam no seu quotidiano, sobretudo quando têm necessidade de se deslocarem às instituições e serviços públicos e privados holandeses, entre os quais os que atuam nas áreas da banca, seguros, pensões, consultas hospitalares, emprego, etc.

“A verdade é que o grau de desconhecimento das leis, dos trâmites e até dos seus direitos coloca os emigrantes numa posição de desvantagem que só pode ser ultrapassada com base na informação e na experiência em lidar com esses serviços”, o director do Centro, Tony Carvalho, acrescentando que ao longo destes seis anos o Centro tem realizado atendimentos por marcação prévia, mas também para receber pessoas que, devido a situações de urgência, aparecem à última hora no escritório do Centro de Atendimento & Orientação que fica localizado no Centro Comunitário "Huis van de Wijk Post West", em Roterdão.

Note-se que esta campanha a favor de famílias carenciadas em Cabo Verde vem se juntar a outras iniciativas solidárias no país de origem que a Associação Azágua tem vindo a realizar ao longo de últimos anos, tendo já mobilizado apoios simbólicos, designadamente, para o Centro El Shaday (2017), no concelho de Santa Cruz, assim como, para o jardim infantil “Chiquitita”, no concelho da Praia (2019), e para a Plataforma de Comunidades Africanas em Cabo Verde (2019).

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.