Esta actividade, em que participam várias escolas de artes-marciais da capital do país, bem como do concelho de Santa Cruz, surge como um alerta para a solidariedade e a paz social nesta era conturbada e de muita violência.
O evento tem um nome: “Lutar por uma causa” e é organizado pela escola de karaté de Tira Chapéu, na cidade da Praia. Trata-se de um mega evento multidesportivo de artes marciais, dedicado a crianças do bairro e arredores.
Pretende-se assim, por meio do desporto, sensibilizar e massificar a prática desportiva aliada aos valores do Fair Play, da amizade e da paz, de modo a se enfrentar os problemas de cariz social da melhor forma possível.
A perspectiva da escola de Tira Chapéu é juntar cerca de 500 crianças nesta actividade, que também contará com instituições não desportivas, como a Polícia Nacional, que, por sua, irá apresentar à população deste bairro o seu programa se serviço policial de proximidade.
Dadas as características de Tira Chapéu, que é considerado um bairro marginalizado, vítima de violência, e outros males socias como o uso das drogas e a prostituição, a escola de Karaté tem actuado como um elo de inclusão de crianças e adolescentes por meio da pratica do desporto, enquanto forma de incentivar valores positivos nos jovens e na comunidade em geral.
Comentários