“Petit pays” de Cesária Évora na trilha sonora do filme de sucesso brasileiro “Ainda Estou Aqui”
Cultura

“Petit pays” de Cesária Évora na trilha sonora do filme de sucesso brasileiro “Ainda Estou Aqui”

A música “petiit pays” da cantora cabo-verdiana Cesária Évora faz parte da trilha sonora do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, que estreou no início do ano nas salas de cinema da Europa.

“Ainda Estou Aqui”, gênero drama biográfico, dirigido por Walter Salles é protagonizado pelas conceituadas atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro e pelo actor Selton Mello.

O enredo retrata a história autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva, com enfoque na vida de sua mãe, Eunice Facciolla Paiva, uma advogada que acabou se tornando activista política na sequência da prisão e consequente desaparecimento de seu marido, em razão da qual também foi presa com uma de suas filhas.

De acordo com o jornal português Opção, “Petit Pays” surge em um momento delicado do filme, quando a família, talvez pela primeira vez, se permite falar abertamente sobre a saudade.

“A voz de Évora, envolvente e cheia de alma, carrega uma profundidade que parece abraçar o ouvinte, criando um espaço de intimidade e reflexão. Sua interpretação é um equilíbrio perfeito entre força e sutileza, amplificando o impacto emocional da cena e conectando o público às memórias e sentimentos que a história evoca”, lê-se no jornal cultural.

Enfatiza ainda que a escolha da música da “Diva dos pés descalços” sintetiza a essência de uma trilha sonora marcada pela diversidade e pelo poder de tocar o coração.

O filme foi lançado oficialmente nos cinemas brasileiros em 07 de Novembro de 2024 e imediatamente tornou-se um sucesso de bilheteria, sendo visto por mais de 4,16 milhões de espectadores até o momento.

O drama biográfico brasileiro foi premiado com a Osella de Ouro de Melhor Roteiro e selecionado para mais de 50 festivais no mundo.

 Foi igualmente escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Óscar 2025.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.