O presidente da Câmara Municipal da Praia presidiu hoje à inauguração do novo Water Closet (WC) na Praça Alexandre Albuquerque e ressaltou o significado simbólico do projecto e a importância da requalificação das praças.
“O que fizemos aqui tem um significado muito, muito importante em termos simbólicos. Voltamos a introduzir aquilo que é fundamental em qualquer praça, que é a visibilidade de toda a praça a partir de todos os ângulos”, afirmou o Presidente Carvalho, em declarações à Inforpress.
Francisco Carvalho explicou ainda que, desde o início da construção, havia uma preocupação com a visibilidade da praça, considerando os edifícios importantes ao redor, já que o balneário anterior estava posicionado de forma a bloquear a vista da câmara municipal e da igreja, o que gerava queixas dos munícipes.
Carvalho enfatizou que a nova estrutura do banheiro público subterrâneo foi projectada para retomar a arquitectura original da praça, trazendo de volta a visibilidade de todos os pontos, comparando o projecto a outros locais do mundo, como Luxemburgo e Viena, que também possuem banheiros públicos subterrâneos para preservar a estética das praças.
“A Casa de Banho será gerida dentro do mesmo sistema que temos, o Serviço Público de Abastecimento ao Município da Praia (SEPAMP) é responsável pela gestão de todos os banheiros públicos, garantindo a qualidade do serviço. Haverá uma taxa simbólica para a utilização mas o nosso objectivo não é o lucro e sim o serviço aos munícipes. Mesmo que alguém não possua o valor simbólico, a porta estará aberta para atender às necessidades”, esclareceu o presidente.
Além da inauguração do WC, o presidente Carvalho compartilhou planos mais amplos para a cidade.
“Os trabalhos não ficam por aqui. Estamos requalificando todas as praças no município, investindo em plantas, rega, poda, substituição de árvores e energia fotovoltaica. Queremos apostar tanto no aspecto ambiental quanto no energético, equipando as praças com energia fotovoltaica e tornando nosso o município mais verde”, anunciou.
Comentários