Os deputados dos três partidos (UCID, PAICV, MpD) destacaram desafios e ganhos da Praia nos últimos anos, considerando que o município merece “mais atenção e junção de esforços” de todos para atingir o seu crescimento.
A deputada da UCID Zilda Oliveira felicitou o município pelo seu dia e disse entender que este dia deve ser vista como um dia de reflexão acerca dos problemas, desafios e projecção do futuro com vista no seu desenvolvimento, planeado, ordenado, sustentável e inclusivo.
Disse que o município enfrenta “enormes” desafios, a nível do desemprego, do saneamento básico e salubridade, acesso à habitação condigna, insegurança, planeamento de gestão de território urbano, pobreza, crescente desigualdade social no que tange às oportunidades de emprego, de rendimento e de condições de vida.
“O estado actual do município é da responsabilidade quer do poder local e central quer de todos os praienses”, disse, ressaltando que é preciso a união de todos para resolver os problemas deste município.
Por sua vez, o deputado do MpD Luís Carlos Silva declarou que a Praia está “abandonada”, com obras paradas e infra-estruturas com grau elevado de degradação, estradas esburacadas e congestionadas.
“A Praia enfrenta muitos desafios, a nível de transportes, desporto, infra-estrutura, habitação, espaços verdes e lazer”, apontou, frisando que é preciso nova visão e capacidade de trabalho para a Praia.
“Praia foi vítima de uma estratégia política que não tem a Praia como objectivo final”, concluiu.
Já a deputada do PAICV Janira Hopffer Almada contradisse o deputado do MpD e esclareceu que a edilidade já fez várias obras para este município entre outros projectos com resultados.
A mesma mencionou obras de reabilitação do largo do Sucupira, a asfaltagem da cidadela, a reabilitação integrada da zona de Calabaceira, a construção de miradouros e pedonais em várias zonas, a reabilitação de campos e polivalentes e a ligação de água domiciliária nas habitações.
Destacou ainda a construção de casas de banho para as pessoas vulneráveis e reabilitação de habitação e apoio aos artistas.
Comentários
Tosco e Desbocado, 22 de Mai de 2025
Falácia vã e palavreado inútil, enquanto Praia, capital de todos os cabo-verdianos, mergulhada na marginalidade, falta de água e habitação condigna.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.