• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Autárquicas: PAICV desafia eleitos militantes e simpatizantes a trabalharem para que partido seja maioria em 2024
Política

Autárquicas: PAICV desafia eleitos militantes e simpatizantes a trabalharem para que partido seja maioria em 2024

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) quer conquistar a maioria das Câmaras Municipais nas eleições autárquicas de 2024 e, para tal, desafiou hoje os actuais eleitos, militantes e simpatizantes a trabalharem para que tal aconteça.

Esse desafio foi lançado no IV Encontro de Eleitos Municipais do PAICV da Ilha de Santiago, a decorrer hoje na Cidade da Praia, tendo na agenda um balanço dos dois mandatos, seja nos municípios onde o PAICV é poder seja nos municípios onde é oposição.

Segundo o porta-voz do encontro e eleito da Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Victor Baessa, o objectivo é fazer uma avaliação das acções realizadas desde o início do mandato até este momento e, sobretudo, nas autarquias lideradas pelo PAICV ver onde devem ser feitos os acertos e traçar novos rumos intensificando as boas práticas.

“Para além do balanço nós vamos lançar uma perspectiva em termos de qual vai ser a nossa estratégia para podermos trabalhar no sentido de completar o mandato de uma forma mais positiva e perspectivar estratégias para os novos embates eleitorais de 2024”, disse Victor Baessa.

Neste sentido informou que, para além de fazer o balanço e perspectivar novas acções, da agenda do encontro consta uma palestra subordinada ao tema “Direitos e Deveres dos Eleitos Municipais”, tendo como oradora a ex-presidente do PAICV e deputada Janira Hopffer Almada.

“Os eleitos municipais precisam conhecer os seus direitos e os seus deveres. Este tema também está a ser discutido na perspectiva de podermos contribuir para a revisão dos estatutos dos eleitos municipais que está programada para ser discutida nos próximos tempos a nível da Assembleia Nacional”, disse o porta-voz da reunião.

A nível da ilha de Santiago indicou que o grande desafio do partido é manter as cinco câmaras municipais conquistadas em 2020 e conquistar novas câmaras municipais.

“Nos vamos para o embate eleitoral de 2024 querendo eleger, pelo menos, seis câmaras municipais para sermos maioria na ilha de Santiago, mas o nosso score deve ser mais elevado. Vamos trabalhar para ganhar todas as câmaras municipais na ilha de Santiago”, disse.

Victor Baessa reconheceu que não vai ser tarefa fácil, mas sublinhou que o partido quer incutir na mente dos eleitos actuais, militantes e simpatizantes que é preciso trabalhar muito para conquistar todas as câmaras municipais de Santiago e conquistar a maioria das câmaras municipais de Cabo Verde e ser, pela primeira vez, o partido da maioria nas autarquias.

Neste momento, o partido lidera oito dos 22 municípios do País, designadamente, Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos, Santa Cruz e Tarrafal, na ilha de Santiago, os municípios de São Filipe e Mosteiros, na ilha do Fogo e o da Boa Vista.

Partilhe esta notícia