• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Caiu a Directora Nacional de Educação
Sociedade

Caiu a Directora Nacional de Educação

Ministra da Educação confirmou ontem, à TCV, que Adriana Mendonça queria deixar o cargo antes de eclodir a crise dos manuais. Hoje, o Ministério anunciou ter aceite o pedido de demissão.

Adriana Mendonça que, na qualidade de supervisora geral dos manuais escolares, esteve estes dias no centro da polémica por causa dos erros no livro de matemática do 1º o 4º ano, já não é mais directora nacional de Educação.

A sua saída, entretanto, é justificada pelo Ministério da tutela como sendo a pedido da responsável, que teria alegado estar cansada. A ministra da Educação, Maritza Rosabal, disse ontem, 5, à TCV, que a directora nacional de Educação havia lhe colocado a hipótese de deixar o cargo bem antes de despoletar a polémica em torno dos contestados manuais escolares, de que ela era responsável pela sua qualidade e eficácia.

E hoje de manhã, o Ministério da Educação publica uma nota na sua página oficial na internet, onde não só confirma a demissão de Mendonça, a seu pedido, como elogia o seu desempenho.

“O Ministério da Educação vem por este meio comunicar que a Ministra Maritza Rosabal aceitou o pedido de demissão da Diretora Nacional de Educação, Drª Adriana Mendonça. Neste momento, cabe-nos destacar o profissionalismo, o empenho e a entrega total à causa da educação em Cabo Verde encarnada pela Drª Adriana Mendonça”, diz a nota, acrescentando que “Adriana Mendonça e a equipa liderada por si conseguiram, num contexto excecional, criar as condições para o desenvolvimento do projeto educativo e da Direção Nacional de Educação (DNE)”.

“Sob a sua coordenação deu-se uma nova alma ao projeto educativo em Cabo Verde. Este feito meritório exigiu uma entrega de corpo e alma e um abandono de projetos pessoais e profissionais para se dedicar inteiramente a redesenhar os novos conteúdos educativos do país. Isto implicou mudanças substanciais na vida pessoal da mesma, que mesmo sem a companhia familiar, aceitou e desempenhou com mérito um cargo da mais alta exigência técnica e profissional. O desempenho da Drª. Adriana Mendonça destacou-se por ter tido como único objectivo a promoção de uma Educação de qualidade para a nova geração de cabo-verdianos”, lê-se no documento, assinado por Maritza Rosabal.

E em jeito de conclusão, o Ministério da Educação “enaltece ainda o perfil único e o percurso profissional de mérito da Drª Adriana Mendonça que se destaca por um nível de “expertise” no sector pouco comum e de alto valor acrescentado para qualquer instituição com que colabora”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação