• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Subida das águas do Sena atinge ponto máximo em Paris
Outros Mundos

Subida das águas do Sena atinge ponto máximo em Paris

Depois de vários dias em contagem crescente, o nível das águas do rio Sena atingiu esta segunda-feira, 29, o valor máximo. Na capital francesa, as inundações já obrigaram ao realojamento de mais de 1500 pessoas. Outras 1500 habitações estão sem electricidade na região centro de Paris.

O nível das águas, que atingiu 5,84 metros, deverá começar a baixar gradualmente a partir desta semana. Apesar das intervenções preventivas da autarquia de Paris, o fenómeno obrigou a vários reajustes na rotina dos parisienses.

O turismo é uma das áreas mais afectadas. Nos últimos dias vários estabelecimentos ribeirinhos têm funcionado a meio gás, além de terem sido suspensas também os passeios turísticos no rio.

Vários pontos turísticos situados nas margens do Sena, como o museu de Louvre, reforçaram as medidas de segurança.

Na origem das inundações estão as chuvas constantes e o elevado nível de água no solo. De acordo com a Meteo France, citado pelo Le Monde, o bimestre dezembro-janeiro foi o mais pluvioso desde 1900.

parismatch.com

Transportes encerrados até 5 de fevereiro

As inundações estão a condicionar várias linhas de metro e comboio, que atravessam a região centro de Paris. Sete estações deverão permanecer fechadas pelo menos até ao dia 5 de fevereiro, como medida preventiva. Além de Paris mais 9 departamentos franceses estão em alerta laranja.

Esta não é a primeira vez que a capital francesa enfrenta inundações em consequência da subida do caudal do Sena e seus afluentes. As cheias mais catastróficas aconteceram em 1910, quando as águas subiram 8 metros acima do normal. Mais recentemente, em 2016, o valor máximo atingiu os 6 metros.

lexpress.fr

sortiraparis.com

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Karina Moreira