
José Maria Neves participa na IV Reunião de Alto Nível da Iniciativa “Em Defesa da Democracia”, em Barcelona, que acontece no próximo sábado na capital da Catalunha. Uma iniciativa lançada em 2024, à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.
O Presidente da República, José Maria Neves, desloca-se, na madrugada desta sexta-feira, 17, a Espanha, onde participará, no sábado, dia 18, em Barcelona (capital da Catalunha), na IV Reunião de Alto Nível da Iniciativa “Em Defesa da Democracia”, a convite do presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez.
A iniciativa “Em Defesa da Democracia” foi lançada em 2024, à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.
A iniciativa decorre da necessidade de um esforço internacional para enfrentar o crescimento do extremismo (mormente da extrema-direita), da polarização e da desinformação, circunstâncias que fragilizam a coesão social e ameaçam as instituições democráticas.
Recorde-se que José Maria Neves já havia participado no primeiro encontro, subscrevendo o compromisso de “coordenação permanente para a salvaguarda dos valores democráticos, a defesa do Estado de Direito, o combate ao extremismo e a proteção da integridade da democracia”.
Na reunião de Barcelona, o presidente da República deverá intervir na sessão dedicada às desigualdades e ao extremismo, perante chefes de Estado e de Governo, entre outros altos representantes, juntando a sua voz aos compromissos que serão consagrados na Declaração Política desta reunião em defesa da democracia no mundo.
José Maria Neves tem reiterado a defesa “do direito internacional, da Carta das Nações Unidas, do multilateralismo, da integridade dos territórios e do diálogo como mecanismo privilegiado para a solução negociada dos conflitos”, buscando a paz e a convivência saudável entre os Estados.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários